Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10774
Título: As concepções de escrita subjacentes aos comandos para a produção textual nos livros didáticos
Autor(es): Silva, Adriana Batista
Palavras-chave: Produção textual
Escrita
Livro didático
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho visa investigar as concepções de escrita subjacentes aos comandos que são dados nas atividades de escrita nos livros didáticos adotado para o Ensino Fundamental II numa escola municipal da cidade de Congo-Paraíba. Como objetivos específicos, pretendemos a) Observar como são apresentadas as propostas de produção textual no livro didático; b) Verificar os comandos dados para a produção textual e c) Analisar quais as concepções de escrita que estão subjacentes aos comandos dados para a produção textual no livro didático. Nesse contexto, o corpus da nossa pesquisa constitui-se das propostas de escrita apresentadas num livro didático do 9º ano da editora: Teláris, 2012, das autoras Ana Triconi Bernado, Terezinha Bertin e Vera Marchezi . A nossa pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho descritivo- interpretativista e documental , pois foram realizadas análises das atividades no LD (Livro didático) presentes ao longo de três unidades, para, então, observarmos o uso de comandos de produção textual e suas concepções de escrita. Os principais aportes teóricos do nosso trabalho estão baseados nos estudos desenvolvidos por Antunes (2005), Reinaldo (2005), Oliveira (2010) Faraco (1988), Fávero (2005), Geraldi (1993), Rojo (2000), dentre outros. Através do levantamento de dados e da análise realizada , percebemos que o livro didático pode ser utilizado pelo professor como uma ferramenta mediadora na sala de aula, passando a ser um suporte para que o alunado possa desenvolver uma escrita mais eficaz. No entanto, o livro didático, bem como as suas propostas de produção textual , se torna mais interessante e significativo em sala de aula a partir da transposição didática desenvolvida pelos docentes, pois através das propostas de atividades presentes no (LD) e de suas sugestões de realização pode servir de suporte metodológico, contribuindo para que os sujeitos possivelmente passem a compreender a importância que o material didático oferece . Percebemos que as propostas de escrita no livro didático analisado seguem um padrão, que se faz presente ao longo das atividades levando o aluno a interagir e desenvolver suas atividades seguindo um planejamento, tendo como requisitos a escrita e reescrita do texto.
Descrição: SILVA, A. B. As Concepções de escrita subjacentes aos comandos para a produção textual nos livros didáticos. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10774
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Batista Silva.pdfPDF - Adriana Batista Silva83.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.