Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10778
Título: A escrita do ciúme em nome do amor: O caso "Dom Casmurro"
Autor(es): Silva, Gleicemere Rufino da
Palavras-chave: Ciúme
Amor
Psicanálise
Análise literária
Data do documento: 19-Mar-2015
Resumo: O presente trabalho versa sobre o ciúme à luz da psicanálise, mais precisamente, sobre as três camadas ou tipos: "normal, projetivo e delirante”, postulados por Freud em sua obra. Na relação entre o ciúme e o amor, exploram-se os caminhos afins aos dois sentimentos e os descaminhos do ciúme. Utiliza-se como instrumento de estudo e análise a obra literária Dom Casmurro, que sustentará tal pesquisa bibliográfica e fará o entrelaçamento da psicanálise com a literatura. Tem como objetivo compreender o fenômeno psíquico do ciúme em sua conexão com o amor objetal. Este estudo se dedica, em primeiro lugar, a explorar a relação psicanálise-literatura, que se faz muito presente nos escritos de Freud e Lacan. Discorre-se ainda sobre o amor e sua relação com o ciúme, elucidando acerca das motivações amorosas que resultam no surgimento deste sentimento, chegando, em seguida, ao estudo do ciúme propriamente dito, como a outra face do amor, e ainda discute sobre sua origem na infância, nos avatares produzidos pelo Édipo, além de seus desdobramentos na vida adulta, como a ocorrência de tragédias com crimes passionais, originadas pelos sentimentos de insegurança e desconfiança, caracteristicamente presentes no sujeito ciumento. Destacam-se da obra, falas marcantes, nas quais se pode constatar que a questão do ciúme se faz presente e atuante no comportamento inseguro e possessivo do personagem Bento Santiago nas três classes, fazendo sobressair a força devastadora deste sentimento, desde a origem até seu destino, nas singularidades construídas pelos pares nas relações de amor.
Descrição: SILVA, G. R. da. A escrita do ciúme em nome do amor: O caso "Dom Casmurro". 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10778
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleicemere Rufino da Silva.pdfPDF - Gleicemere Rufino da Silva636.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.