Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10779
Título: Plantas avasculares (MARCHANTIOPHYLA) de uma área de caatinga: Florística e aspectos anatômicos (Apa das Onças, São João do Tigre, PB)
Autor(es): Torres, Felipe de Lima
Palavras-chave: Plantas hepáticas
Caatinga
Hepáticas calosas
Flora avascular
Data do documento: 2015
Resumo: O número de estudos de hepáticas do semiárido tem sido pequeno considerando principalmente a flora avascular, esse estudo veio suprir essa lacuna, listando as espécies de plantas hepáticas, e descrevendo anatomicamente duas espécies talosas da APA das Onças (São João do Tigre – PB). Hepáticas (Marchantiophyta) são plantas avasculares que apresentam uma organização anatômica bastante variável. O material coletado aleatoriamente foi fixado em solução de FAA 50% (formaldeído, ácido acético, etanol), desidratado em série etílica e embebido em resina plástica para obtenção de seções em micrótomo rotativo (Microm HM340E). Os cortes foram corados com Azul de Toluidina, observados em microscópio óptico e registrados com câmera digital. A identificação das espécies foi feita por auxílio do estereomicroscopio e microscópio ótico, correndo a chave de identificação, e revisão de literatura. O material testemunho foi herborizado de acordo com as técnicas usuais de briologia e encontra-se depositado no Herbário Manuel Arruda Câmara (UEPB). Seis espécies foram identificadas das 23 amostras coletadas de hepáticas, distribuídas em três gêneros e três famílias das quais três representam novas referências para Paraíba. Teve destaque a família Ricciaceae com quatro espécies, sendo Riccia vitalli Jovet Ast e Riccia stenophylla Spruce, as mais representativas. Em ambas as espécies foram observados tecido número de estudos de hepáticas do semiárido tem sido pequeno considerando parenquimático clorofiliano, com câmaras aeríferas e poros, além de espessamentos de parede e espaços intercelulares. A primeira espécie apresentou ainda escamas laterais que consistem em uma adaptação contra a dessecação. Quanto à reprodução, na mesma, observou-se esporófito com caliptra e esporos, e anteridióforos na superfície dorsal e lateral do talo. Os esporos observados em R. vitalli apresentaram uma Esporoderme com exina espinhosa, o que sugeriu uma dispersão por zoocoria. O sistema de espaços aéreos em ambas as espécies representam mais do que um mecanismo de flutuação, estão envolvidos diretamente com a atividade fotossintética por meio das trocas gasosas, além de fornecer suporte mecânico ao corpo da planta. Foram observadas ainda em R. stenophylla, escamas ventrais, que provavelmente estão relacionadas a fixação da planta ao substrato. Os resultados obtidos fornecem subsídios para trabalhos futuros e ampliam o conhecimento acerca da distribuição e anatomia das briófitas. Além disso, pode-se inferir sobre possíveis características adaptativas adotadas pelo grupo para manter-se em ambiente de estresse hídrico.
Descrição: TORRES, F. de L. Plantas avasculares (MARCHANTIOPHYLA) de uma área de caatinga: Florística e aspectos anatômicos (Apa das Onças, São João do Tigre, PB). 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10779
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe de Lima Torres.pdfPDF - Felipe de Lima Torres3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.