Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10783
Título: Os efeitos de sentido presentes nos discursos que perpassam os neologismos em propagandas publicitárias
Autor(es): Bezerra, Arícia Cecília de Farias
Palavras-chave: Gênero propaganda
Neologismo
Análise do discurso
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: As empresas, atualmente, estão cada vez mais criativas em suas propagandas publicitárias, visando, cada vez mais, aumentar sua produção e venda. O uso da língua nesse gênero é quase que indispensável, sendo o código linguístico um campo fértil para inovações. Assim, os publicitários utilizam a língua de forma criativa, criando novas palavras por meio dos processos de formação que a língua portuguesa dispõe. A partir disso, levantamos a seguinte questão: que sentidos estão presentes nos discursos que perpassam a formação de neologismos nas propagandas? Sabemos que as propagandas são importantes meios de disseminação de novas palavras, além disso é importante analisar os discursos que circulam nesse gênero, para que se possa entender melhor seus funcionamentos na sociedade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa, de caráter documental, descritivo-interpretativista, é analisar os efeitos de sentidos presentes nos discursos que perpassam a criação de neologismos nas propagandas. Além disso, buscamos interpretar os demais recursos simbólicos (imagens, grafias, cores, etc.) presentes na propaganda e observar em que os discursos imbricados nos neologismos (relacionados com os demais elementos presentes) contribuem na obtenção das intenções da propaganda. Para fazer parte do corpus, foram selecionadas 4 (quatro) propagandas, retiradas de sites da internet no ano de 2015. Para análise do corpus, partimos do estudo da morfologia da língua portuguesa, sobretudo dos autores Rocha (1983), Alves (2007), Basílio (2008), entre outros, e da Análise do Discurso de linha francesa, considerando principalmente os estudos realizados por Orlandi (2007), Fernandes (2005), Foucault (2013), Pechêux (2008). Espera-se que as discussões feitas neste trabalho contribuam no desvelar dos sentidos produzidos pelos discursos que atravessam as propagandas.
Descrição: BEZERRA, A. C. F. Os efeitos de sentido presentes nos discursos que perpassam os neologismos em propagandas publicitárias. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10783
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arícia Cecília de Farias Bezerra.pdfPDF - Arícia Cecília de Farias Bezerra71.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.