Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10790
Título: Goya en burdeos: memórias e melancolia
Autor(es): Braga, Rochelle Sales
Palavras-chave: Goya em Burdeos (Filme)
Francisco José de Goya y Lucientes
Melancolia na literatura
Produção cinematográfica
Data do documento: 16-Dez-2015
Resumo: O seguinte trabalho tem como corpus de análise o filme Goya em Burdeos (1999), do cineasta espanhol Carlos Saura. Partimos da indagação de quais seriam os traços melancólicos nesta produção cinematográfica de Carlos Saura. Objetivamos, portanto, destacar esses traços neste filme, que retrata a vida do pintor espanhol Francisco José de Goya y Lucientes (1746 – 1828) durante os últimos anos de sua velhice e enfermidade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa literária desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da melancolia. Nosso aporte teórico para o estudo da melancolia se baseia, principalmente, no texto Luto e Melancolia (1915), de Freud, além de outras fontes teóricas que citamos no decorrer do trabalho. Para o estudo sobre a vida de Goya, nos baseamos em Todorov, Goya à sombra das luzes (2014), e, em Barbosa (1999), A Espanha vista por Goya. Para a análise do filme utilizamos autores como Bartra, Melancolía y cultura: notas sobre enfermedad, misticismo, cortesía y demonologia en la España Del Siglo de Oro (1997), citado por Bongestab, em Memória e melancolia em Carlos Saura (2011).
Descrição: BRAGA, R. S. Goya en burdeos: memórias e melancolia. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10790
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rochelle Sales Braga.pdfPDF - Rochelle Sales Braga77.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.