Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10791
Título: Estruturas parasitárias em coentro (Coriandrum savitum L.) comercializado na feira livre de Pocinhos - PB
Autor(es): Costa, João Rafael Bernardo
Palavras-chave: Coentro
Parasitas
Hortaliças
Data do documento: 2-Jun-2015
Resumo: As hortaliças, especialmente as consumidas in natura podem conter cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos, servindo como uma importante via de transmissão de parasitas intestinais. O intuito do trabalho foi diagnosticar a ocorrência de estruturas parasitárias em amostras de coentro (Coriandrum sativum L.) comercializadas na feira livre de Pocinhos - PB. O método utilizado foi o de sedimentação espontânea de Hoffman Pons & Janer (1934) com algumas adaptações. Em (85%) das amostras analisadas ocorreu algum tipo de contaminação por estrutura potencialmente parasitária; em ordem decrescente, a frequência relativa de estruturas parasitárias foi: larvas de nematoides (65%); cistos de Balantidium sp. (15%); ovos de Ancilostomídeos (10%); ovos de Taenia sp. (5%); cistos com morfologia indicativa de Entamoeba coli (5%). Os valores encontrados sugerem baixo padrão de condições higiênico sanitárias no cultivo, transporte, armazenamento e venda desta hortaliça.
Descrição: COSTA, J. R. B. Estruturas parasitárias em coentro (Coriandrum sativum L.) comercializado na feira livre de Pocinhos-PB. 2015. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10791
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Rafael Bernardo Costa.pdfPDF - João Rafael Bernardo Costa586.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.