Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10793
Título: Análise físico-química e fitoquímica do extrato etanólico bruto das raízes de Harrisia adscendens (Gürke) Britton & Rose (CACTACEAE)
Autor(es): Lemos, Emerson Leite
Palavras-chave: Plantas medicinais
Cactos
Rabo de Raposa
Etnobotânica
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O estudo de plantas medicinais tem grande importância no desenvolvimento de novos medicamentos. A espécie Harrisia adscendens (Gürke) Britton & Rose, conhecida popularmente como rabo de raposa é usada no sertão da Paraíba para tratamento de problemas renais e odontalgia. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo fitoquímico compreendendo uma análise qualitativa e quantitativa dos metabólitos secundários presentes no extrato etanólico bruto, bem como determinar as características físico-químicas do pó das raízes desta espécie seguindo técnicas descritas na Farmacopeia Brasileira. No screening fitoquímico foram obtidos resultados confirmatórios para a presença de alcalóides de acordo com os testes positivos para os reagentes de Dragendorff, Bouchardat e Mayer. Na análise quantitativa, o teor de polifenóis e flavonoides no extrato etanólico bruto total foi 2,212 g e 0,031 g respectivamente e não houve detecção de taninos. Na análise físico-química, o pó foi classificado como semifino, apresentando pH ácido no valor de 5,1 e densidade bruta e compactada iguais a 0,4255g/mL e 0,4762 g/mL respectivamente. O índice de Carr foi de 10,65% e a compressibilidade 2,5 mL. O valor obtido para o teor de cinzas totais foi 6,14% de matéria inorgânica e o percentual de umidade perdida por dessecação foi de 12,7%. Os dados físico-químicos obtidos do pó das raízes de H. adscendens mostraram informações importantes para o desenvolvimento de fitoterápicos e o estudo fitoquímico permitiu identificar e quantificar alguns dos metabolitos secundários presente na espécie.
Descrição: LEMOS, E. L. Análise físico-química e fitoquímica do extrato etanólico bruto das raízes de Harrisia adscendens (Gürke) Britton & Rose (CACTACEAE). 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10793
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Leite Lemos.pdfPDF - Emerson Leite Lemos767.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.