Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10797
Título: O teorema fundamental do cálculo e aplicações
Autor(es): Cláudio Odair Pereira Silva
Araújo, Thaís Silva
Palavras-chave: Cálculo diferencial
Teorema fundamental do cálculo
Cálculo integral
Data do documento: 8-Jun-2016
Resumo: O Teorema Fundamental do Cálculo estabelece a importante conexão entre o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. Entretanto, foram Newton e Leibniz, independentemente, que exploraram essas conexões e desenvolveram o cálculo. Em particular, eles perceberam que o Teorema permitia encontrar a área de uma figura plana de uma forma muito fácil, sem a necessidade de se calcular a soma de áreas de um número indefinidamente grande de retângulos, mas sim usando a antiderivada da função envolvida. O presente trabalho aborda a importância do teorema fundamental do cálculo para aplicação em diferentes ramos do conhecimento. Apresenta também alguns conceitos prévios para um estudo aprofundado do tema abordado neste trabalho. Este trabalho constituí no estudo e na pesquisa da bibliográfica, tendo como objetivo enunciar e demonstrar o teorema fundamental do cálculo, e apresentar algumas aplicações.
Descrição: ARAÚJO, T. S. O teorema fundamental do cálculo e aplicações. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10797
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Silva Araújo.pdfPDF - Thaís Silva Araújo29.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.