Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1080
Título: Loteamentos: um estudo do crescimento urbano horizontal da cidade de Guarabira - PB
Autor(es): Silva, Nadja Avelino da
Palavras-chave: Cidade
Urbanização
Crescimento
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem como estudo o crescimento urbano horizontal da cidade de Guarabira no Estado da Paraíba. A cidade destacada está em pleno processo de crescimento horizontal, baseado nisto, é necessário um estudo detalhado das áreas onde ocorre o crescente do número dos loteamentos.Mediante isto, será abordada a importância de um zoneamento das áreas em crescimento, dando ênfase à organização do perímetro da cidade. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o surgimento dos loteamentos da cidade de Guarabira, identificar as principais áreas de expansão e entender sua contribuição para o crescimento urbano e o desenvolvimento da urbe. Para o alcance dos objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos de revistas científicas, dissertações e em sites da internet para proporcionar ao leitor uma melhor compreensão do tema relacionado, logo o método utilizado foi o dialético. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram Santos, Mumford e Spósito que abordam sobre questões relacionadas a temática deste trabalho. É notável a grande quantidade de pessoas que compraram os lotes para uma possível especulação imobiliária, contudo, verificaram-se casas construídas e em fase de construção, fortalecendo ainda mais, o paradigma do crescimento urbano da urbe. A cidade de Guarabira está num momento de crescimento e desenvolvimento urbano, envolvendo o entorno de toda a cidade e principalmente nas áreas mais próximas ao novo shopping e as indústrias.Assim, este trabalho irá mostrar quais são estas áreas de crescimento urbano, e a sua relevante importância que elas representam para a cidade.
Descrição: SILVA, N. A. da. Loteamentos: um estudo do crescimento urbano horizontal da cidade de Guarabira - PB. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1080
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadja Avelino da Silva.pdfNadja Avelino da Silva1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.