Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10808
Título: Reflexões sobre o ensino de geometria nas décadas de 1980 e 1990, e na atualidade
Autor(es): José Joelson Pimentel de Almeida
Silva, Aline Cordeiro da
Palavras-chave: Geometria plana
Geometria espacial
Ensino de geometria
Investigação matemática
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O interesse pelo tema surgiu a partir do trabalho com o ensino de geometria no Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) – Grupo de Pesquisa, no Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba. Em estudos no (LEEMAT) percebemos que o abandono do ensino de geometria é mundial, ocasionado por professores despreparados, influência do livro didático e o Movimento da Matemática Moderna (MMM). Todos esses fatores contribuíram para que o ensino de geometria fosse praticamente excluído da sala de aula. Nesse sentido, surgiu a necessidade de pesquisar e refletir como está se dando o ensino de geometria na atualidade. Diante disso, esse trabalho tem como questão fundamental: Os motivos e dificuldades apresentados hoje pelos professores para ensinar geometria nos anos iniciais são semelhantes àqueles apresentados pelos professores nas décadas de 1980 e 1990? A partir da questão proposta para este estudo delineamos como objetivo geral refletir sobre as diferenças entre o ensino de geometria nas décadas de 1980 e 1990, e na atualidade, contemplando as dificuldades e motivos apresentados pelos professores que ensinam Matemática. Fizemos isso a partir de Lorenzato (1995) e Pavanello (1989) no que diz respeito às décadas de 1980 e 1990. Para averiguar se essa situação permanece até hoje, na cidade de Monteiro fizemos uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, com professoras do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. Nesse projeto buscamos averiguar e refletir sobre a realidade do ensino de geometria nessa região. Apesar de nos remetermos a pesquisas de épocas passadas concluímos que, embora os motivos apresentados não sejam os mesmos, o ensino de geometria mudou pouco, hoje permanece sem receber a atenção que deveria. O ensino de geometria nas escolas investigadas continua sendo prejudicado e reduzido, certamente, esse fato pode ser mais abrangente. Nosso interesse foi subsidiar as professoras para que sanassem dificuldades referentes aos conteúdos de geometria, para isso invertemos a lógica tradicional de seu ensino. Ao invés de partir dos conceitos de ponto, reta, conteúdos e procedimentos da geometria plana, e, só depois, ao espaço, fizemos o caminho inverso. Percebemos que as professoras-cursistas adquiriram um novo olhar para o ensino de geometria, contribuindo para reflexões sobre o cenário desse ensino, que vem se arrastando ao longo do tempo.
Descrição: SILVA, A. C. Reflexões sobre o ensino de geometria nas décadas de 1980 e 1990, e na atualidade. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10808
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Cordeiro da Silva.pdfPDF - Aline Cordeiro da Silva122.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.