Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10810
Título: Modelagem matemática e solução numérica de lançamento de projéteis
Autor(es): Brauner Gonçalves Coutinho
Santos, Manoela Ramos
Palavras-chave: Projéteis
Modelagem matemática
Solução numérica
Método de Euler
Linguagem Python
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O lançamento de projéteis é um dos mais importantes problemas de movimentos bidimensionais estudados na Mecânica Clássica, sendo modelado por um conjunto de equações diferenciais ordinárias. O problema pode se tornar complexo se considerar parâmetros físicos como: variação da gravidade com a altitude, resistência do ar, efeito Magnus, entre outros. Nessas situações as soluções analíticas triviais amplamente conhecidas perdem validade. Para casos como estes, o uso de métodos numéricos como técnica de solução das equações diferenciais é válido. Neste trabalho, foi implementado em linguagem Python, um programa computacional baseado no método numérico de Euler para obter a solução das equações de movimento de projéteis. Foi estudada a modelagem matemática do problema envolvendo as equações de movimento sem considerar efeitos de resistência do ar e do vento. Resultados obtidos a partir das simulações para parâmetros físicos como: alcance, tempo de voo e altura máxima, foram comparados com as soluções analíticas e com um caso relatado na literatura, mostrando-se bastante próximos.
Descrição: SANTOS, M. R. Modelagem matemática e solução numérica de lançamento de projéteis. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10810
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoela Ramos Santos.pdfPDF - Manoela Ramos Santos58.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.