Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Ronnie Wesley Sinésio | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T21:16:17Z | - |
dc.date.available | 2016-07-22T21:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.42 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10813 | - |
dc.description | MOURA, R. W. S. Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo''. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O curso de Pedagogia, do qual faço parte, oferecido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em parceria com Universidade Estadual da Paraíba – (UEPB), é constituído por pessoas que já atuam nas várias esferas da Educação. Dessa maneira, o Estágio Supervisionado, um dos componentes curriculares do curso, apresenta-se como oportunidade de (re) significação das identidades e como proposta de formação continuada, mas nesta monografia apresenta-se, sobretudo, como possibilidade de fazer Pesquisa. Dessa maneira, este trabalho objetivou analisar as observações e intervenções dos Estágios Supervisionados a fim de oportunizar a (re)significação da identidade do professor que já está atuando em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em uma modalidade denominada Pesquisa Narrativa, em que narro minhas experiências (observações e intervenções) e reflexões ao longo do Estágio Supervisionado. Do ponto de vista teórico busquei apoio em autores como Gatti (2007), Telles (1999), Pimenta e Lima (2011), Freire (2011), Castro (2007), Kramer (2012), Weffort (1996), Joseph Novak (2000), dentre outros. Assim sendo, organizamos este trabalho em três capítulos que versam acerca da Gestão democrática, da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental, respectivamente. Neste último realizamos uma intervenção utilizando mapas conceituais e depreendemos que estes podem ser utilizados pelos alunos como recurso para que eles aprendam a aprender. Os resultados foram positivos e a partir deles inferimos que o Estágio Supervisionado pode propiciar a construção de novos conhecimentos, além, é claro de (re)significar nossas identidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fábio Marques de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.title | Estágios supervisionados: possibilidades de (re)significação da identidade do ''eu pedagogo'' | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ronnie Wesley Sinésio Moura.pdf | PDF - Ronnie Wesley Sinésio Moura | 116.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.