Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10820
Título: Análise do mercado imobiliário da cidade de Sumé: um estudo após a implantação do campos da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Autor(es): Oliveira, Angélica Barbosa Araújo de
Palavras-chave: Mercado imobiliário
Especulação imobiliária
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Data do documento: 27-Nov-2015
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o comportamento dos preços dos alugueis localizados na cidade de Sumé – PB. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, quanto aos objetivos gerais utilizou-se uma pesquisa exploratória, com relação aos procedimentos técnicos utilizados consistem numa pesquisa de levantamento, e o método de abordagem utilizado na pesquisa é o indutivo.O universo da pesquisa foi composto por 15 (quinze) proprietários e às 153 (cento e cinquenta e três) pessoas entre elas, estudantes universitários – que totalizou 131 estudantes - e a sociedade em geral - que totalizou 22 pessoas - a fim de quantificar tais fatos e estabelecer uma correlação entre as diversas variáveis analisadas.Como resultado, foi possível verificar que há uma alta concentração dos imóveis em poder de poucos indivíduos, com isso os mesmos começaram a “ditar” os preços dos alugueis, conscientes de que a demanda era menor que a oferta as pessoas eram “obrigadas” a alugarem pelo preço cobrado, sem ao menos haver necessariamente alguma melhoria na infraestrutura do mesmo ou evento econômico significativo na cidade que justificasse tal aumento. Nota-se que a especulação financeira praticada constitui-se na mola mestre que alimenta e sustenta este novo paradigma que tem como fator gerador a implantação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Descrição: Oliveira, A. B. A. Análise do mercado imobiliário da cidade de Sumé: um estudo após a implantação do campos da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 2015. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10820
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Barbosa Araújo de Oliveira.pdfPDF - Angélica Barbosa Araújo de Oliveira133.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.