Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10821
Título: Mercado de seguros: diagnóstico das contratações no município de Monteiro-PB.
Autor(es): Feitosa, José Augusto da Silva
Palavras-chave: Mercado de seguros
Banco público
Clientes e Contratação de seguros
Data do documento: 25-Jan-2014
Resumo: O mercado de seguros exerce um papel econômico-social bastante importante a nível mundial. No Brasil, esse mercado vem passando por uma forte expansão nos últimos anos, aumentando de 1% para 5% sua participação no PIB do país nos últimos 20 anos. Essa expansão se deu em função de alguns fatores como os regulatórios, mercadológicos, demográficos e econômicos, aliado ao fato de a segurança sempre fazer parte das necessidades humanas e a “nova classe média” que surgiu a partir de mudanças na distribuição de renda, a qual possibilitou a população brasileira um maior poder de compra e acesso a bens de consumo e de capital, ampliando o cuidado com o patrimônio. Diante disso, esta pesquisa objetivou diagnosticar a contratação de seguros por parte de clientes e de um banco público do município de Monteiro/PB. Assim, para essa pesquisa de caráter descritiva, adotou-se a abordagem quanti-qualitativo. No que tange aos procedimentos técnicos optou-se pela bibliográfica e de levantamento. O método de abordagem foi o indutivo e a amostra foi por acessibilidade, sendo composta por 90 respondentes, sendo 82 clientes e 8 colaboradores. Teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de dois formulários, sendo um aplicado junto aos clientes e o outro junto aos colaboradores do banco. Os resultados obtidos diagnosticam que a incidência dessa contratação não é alta, e, geralmente, quem já contratou, só o fez uma única vez. Os clientes desconhecem a maioria dos produtos de seguros comercializados pela instituição e a forma mais adequada para tratar do assunto seguros é durante o atendimento na própria agência. Diagnosticou ainda que, o banco pesquisado comercializa várias modalidades de seguros, sendo que a principal modalidade de seguro comercializada é o de vida e que os fatores que mais impedem ou atrapalham a decisão de contratar um seguro são a falta de conhecimento e o baixo poder de compra de seus clientes.
Descrição: FEITOSA, J. A. S. Mercado de seguros: diagnóstico das contratações no município de Monteiro-PB. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10821
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Augusto da Silva Feitosa.pdfPDF - José Augusto da Silva Feitosa115.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.