Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10822
Título: Anemiaceae link da Paraiba: riqueza, distribuição geográfica e conservação
Autor(es): Goetz, Milena Nunes Bernades
Palavras-chave: Anemia
Florística
Taxonomia
Data do documento: 8-Jul-2015
Resumo: Os estudos florístico-taxonômicos fornecem informações sobre a distribuição das espécies e contribuem nas futuras identificações de táxons, sendo de fundamental importância no conhecimento e conservação da flora. Com a crescente demanda de estudos dessa natureza com foco no conhecimento e atualização sobre a flora do Brasil, trabalhos sobre as samambaias e licófitas na Paraíba revestem-se como essenciais. Anemiaceae é uma família monofilética incluída na ordem Schizaeales do grupo das samambaias e representada apenas pelo gênero Anemia Sw. Caracteriza-se por apresentar esporangióforos em duas pinas basais modificadas. É amplamente distribuída por todas as Américas, com poucos registros na África e sul da Índia, totalizando mais de 100 espécies mundialmente, das quais 51 são catalogadas para o Brasil. A presente monografia teve como objetivo apresentar a riqueza de Anemiaceae no estado da Paraíba, o status de conservação, a distribuição geográfica no Estado, os padrões globais de distribuição, descrição e chave de identificação das espécies. O trabalho foi desenvolvido através de expedições em 13 unidades de conservação, levantamentos bibliográficos e nos herbários JPB e EAN. As descrições foram feitas com base nos caracteres morfológicos do material coletado e através de literatura especializada. A distribuição foi realizada de acordo com dados obtidos nos herbários, literatura e banco de dados online. Para determinar o status de conservação, levou-se em consideração o tamanho da área de distribuição, alterações ambientais, amplitude de distribuição (se ocorre em ambientes secundários e/ou primários), variação populacional do táxon (se é frequente, pouco ou raro ao longo da sua área de distribuição) e variação populacional (estáveis, crescentes ou declinando). Foi encontrado um total de sete espécies da família Anemiaceae para a Paraíba: Anemia dentata Gardner, Anemia hirsuta (L.) Sw., Anemia hirta (L.) Sw., Anemia hispida Kunze, Anemia nervosa Pohl, Anemia tomentosa (Sav.) Sw. e Anemia villosa Humb. & Bonpl. ex Willd., encontradas na maioria no Brejo Paraibano em substrato terrestre, mas também presentes na Caatinga. As espécies Anemia hirsuta (L.) Sw. e Anemia hirta (L.) Sw. são novos registros para o Estado. A maioria delas não está ameaçada para a Paraíba, mas duas obtiveram status de presumivelmente ameaçada e uma provavelmente extinta. As espécies podem ser diferenciadas principalmente pela quantidade de divisões e pelo formato de suas pinas.
Descrição: GOETZ, M. N. B. Anemiaceae link da Paraiba: riqueza, distribuição geográfica e conservação. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10822
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Nunes Bernades Goetz.pdfMilena Nunes Bernades Goetz1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.