Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10825
Título: A copa do mundo de futebol no Brasil em 2014: uma análise bibliográfica do impacto econômico no país sede
Autor(es): Lima, Daniele Gomes de
Palavras-chave: Copa do Mundo 2014
Futebol no Brasil
Portal da Transparência (Governo Federal)
Gasto público
Crescimento econômico
Orçamento público
Data do documento: 5-Out-2015
Resumo: Evento promovido a cada quatro anos, a copa do mundo de futebol, é a competição internacional mais assistida em todo o mundo, e, portanto, um dos maiores eventos esportista, ultrapassando até mesmo os Jogos Olímpicos. Este trabalho teve como objetivo analisar e apontar o impacto gerado pela Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, no tocante aos investimentos necessários para a sua realização. Trata-se de uma pesquisa exploratória e explicativa, delineada como qualitativa e quantitativa, quanto aos procedimentos caracteriza-se como bibliográfica , documental e estudo de caso. Foram coletadas informações e dados publicados nas demonstrações contábeis divulgadas no Portal da Transparência do Governo Federal, que permitiu: (a) responder ao problema de pesquisa; e (b) alcançar o objetivo geral do estudo. O legado econômico previa crescimento, desenvolvimento, melhorias socioeconômicas e a alavancagem em quesitos como desemprego, infraestrutura entre outras, mais o Brasil embarcou em investimentos, em boa parte advinda de cofres públicos e o legado econômico se deu apenas com a realização do evento. As estruturas físicas ficaram, mais o impacto na econômica se deu apenas nos períodos de realização dos jogos e tão somente nas cidades que sediaram a copa do mundo.
Descrição: LIMA, D. G. A copa do mundo de futebol no Brasil em 2014: uma análise bibliográfica do impacto econômico no país sede. 2015. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10825
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Gomes de Lima.pdfPDF - Daniele Gomes de Lima118.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.