Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10827
Título: Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil
Autor(es): Clementino, Cristiane Lima dos Santos
Palavras-chave: Docente
Educação Infantil
Brincadeiras
Data do documento: 2015
Resumo: O resgate e as práticas do Brincar devem ser prioridades, tanto nas Creches quanto em qualquer instituição de Educação Infantil para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem. As brincadeiras para as crianças estão se tornando algo quase sem sentido, pois sempre ou são competitivas ou não lhes agradam. Por isso é tão importante de explorar o brincar desde a educação infantil e é nessa perspectiva que o objetivo dessa pesquisa foi analisar de que forma o brinquedo e a brincadeira podem contribuir para o desenvolvimento da criança. Pensando nisto discutimos nesse trabalho alguns estudos e conceituações de pesquisadores que estudam a temática, como de publicações pertinentes ao tema. Desta forma destacamos: Friedmann (2012), Nista-Piccolo e Moreira (2012),Brinquedos e brincadeiras na Creches - Manual de Orientação Pedagógica (2012), Rossete e Ferreira(2000), Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (RCNEI-2009). Este trabalho foi construído a partir de reflexões teóricas sobre as crianças e o seu brincar, enfatizando o papel do educador e o brincar espontâneo, a atividade Lúdica no Contexto da Educação Infantil e também a linguagem do faz de conta na educação infantil. Utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, que segundo a Coletânea de textos Didáticos-Metodologia científica-PARFOR (2012) é uma busca de informações a diversas fontes escritas procurando obter dados a respeito do tema em questão. Onde se verificou a necessidade dos professores da educação infantil deterem um melhor conhecimento de como a criança se desenvolve e vivencia as suas diversas fases de aprendizagens no brincar e contribuir, numa melhor ação pedagógica profissional desses educadores, como também levar as crianças para o mundo do Faz de conta, envolvendo sempre família e escola nessa fase inicial da vida estudantil.
Descrição: CLEMENTINO, C. L. dos S. Percepções sobre o brincar das crianças na educação infantil. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10827
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Lima dos Santos Clementino.pdfCristiane Lima dos Santos Clementino508.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.