Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10828
Título: Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB
Autor(es): Santos, Marcelo Ribeiro Lima dos
Palavras-chave: Educação no campo
Escola
Educação Infantil
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho buscou analisar EDUCAÇÃO NO CAMPO, a partir de estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. Esta escolha se deu em função de quase uma década em que o pesquisador mora e trabalha, se dedicando ao processo de ensino aprendizagem para crianças filhas de agricultores da comunidade conhecida como Roma de Baixo, povoado que faz parte do Distrito de Roma, localizado a nove quilômetros da Sede da cidade de Bananeiras. Na pesquisa foi preciso identificar as condições estruturais da escola; observar o desenvolvimento das atividades pedagógicas do cotidiano escolar; estudaras condições de vida dos estudantes como filhos de camponeses e/ou trabalhadores rurais; diagnosticar o processo de ensino aprendizagem, considerando que a escola desenvolve um sistema de ensino multiseriado para as turmas que são do ensino infantil ao quinto ano. Como base teórica além de autores dedicados aeducação,como: Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Cunha (2012), Teles (2012), Kramer (2012); também foram utilizados autores como: Fernandes (2000 a e b), Antônio e Lucino (2004), Souza (2006 e 2007), Silva (2000), Nascimento (2002), Vendramini (2004), Ribeiro (2007) e Coelho (1996) dentre outros. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, com observação participante e estudo empírico, por se tratar de uma investigação na qual, o autor esteve diretamente envolvido como professor da escola há mais de oito anos. O estudo comprova que existem grandes dificuldades em se trabalhar com turmas multiseriadas em um contexto escolar da zona rural, pois as diferentes faixas de idade e os níveis de aprendizagem atrapalham o desempenho geral dos indivíduos.
Descrição: SANTOS, M. R. de L. dos. Educação no campo: estudo de caso sobre Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Ramalho/Bananeira-PB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10828
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Ribeiro de Lima dos Santos.pdfMarcelo Ribeiro de Lima dos Santos1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.