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dc.contributor.authorSilva, Dyego Ferreira da-
dc.date.accessioned2016-07-26T16:31:09Z-
dc.date.available2016-07-26T16:31:09Z-
dc.date.issued2015-08-01-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10834-
dc.descriptionSILVA, D. F. Avaliação da aprendizagem escolar de professores do ensino fundamental da rede municipal do município de Ingá/PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractÉ notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia, exercendo também, sua própria cidadania. Embora os professores utilizem diversos instrumentos de avaliação em suas salas de aula, as provas escritas são as práticas mais frequentes nas escolas. Tendo isto em vista, e observando os constantes fracassos e reprovações atribuídos aos alunos, nota-se que é preciso refletir sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas nos dias atuais. A avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente tendo como propósito observar se o aluno aprendeu ou não, podendo refletir sobre o nível de qualidade do trabalho escolar, tanto do aluno quanto do professor. Percebe-se que a avalição da aprendizagem escolar não é avaliar por avaliar, apenas para obter uma nota ou para uma classificação, mas acima de tudo, para um comprometimento sobre o ato avaliatório, como meio de desenvolvimento e promoção da aprendizagem. Este trabalho monográfico tem em Hoffman (1995); Luckesi (2000); Vasconcellos (1998), dentre outros, a fundamentação teórica necessária à sua efetivação, garantindo a sua cientificidade. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem de vinte professores da rede pública do município do Ingá/PB. Para a realização deste estudo, foi utilizado o questionário como o instrumento de coleta de dados com vinte professores de três escolas públicas do município. A partir dos resultados deste estudo, observa-se que a compreensão da avaliação da aprendizagem dos docentes pesquisados acaba aproximando seus discursos de uma avaliação formativa/mediadora, afirmando utilizar o processo avaliativo de forma mais contínua. Porém, todos estes professores parecem tender, na maior parte do tempo a praticar uma avaliação mais tradicional, dando provas escritas que visam os conhecimentos adquiridos pelos alunos e classificando-os em relação às suas notaspt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco José Dias da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectIngápt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar de professores do ensino fundamental da rede municipal do município de Ingá/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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