Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10835
Título: Análise técnica ou gráfica da valorização das ações no novo mercado e mercado tradicional: um estudo comparativo entre o Magazine Luiza e as Lojas Americanas no período de 2011 a 2014
Autor(es): Silva, Wellinton Alves da
Palavras-chave: Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Ações de mercado
Mercado financeiro
BM&FBovespa
Novo Mercado - Magazine Luiza
Mercado Tradicional - Lojas Americanas
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: O processo de globalização propiciou grande progresso no mundo dos negócios, e com o avanço da modernização as ferramentas geradoras de dados e de informações, quando bem avaliados podem prever o comportamento futuro de indicadores e/ou o preço de ações comercializadas no mercado financeiro. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise técnica com base nos ativos financeiros de empresas listadas na (BM&FBOVESPA), e observar qual o padrão de crescimento dos preços históricos na compra e venda desses ativos. No aspecto metodológico, trata -se de um estudo exploratório. Quanto à abordagem do problema, é tipificado como quantitativo. Os procedimentos técnicos utilizados na coleta de dados para o desenvolvimento deste estudo se caracterizam como bibliográfico, documental e estudo de caso. Os dados foram submetidos e aplicados às análises de: gráfico de linha, gráfico de volume, gráfico de barras. O universo da pesquisa é composto por duas empresas brasileiras: Magazine Luiza, listada no Novo Mercado e Lojas Americanas, listada no Mercado Tradicional, que pertencem ao mesmo seguimento econômico, segundo critérios definidos pela (BM&FBovespa). Os resultados encontrados, descritivamente, corroboram e validam a hipótese de pesquisa. E, descobriu-se que com a análise técnica ou gráfica, é possível avaliar como empresas do mesmo seguimento econômico, listadas em mercados diferentes, operam negociações com a compra e venda de ações para que ocorra a liquidez de maneira satisfatória. Na confrontação dos resultados alcançados, identificou-se que a análise comparada, sugere aos investidores optar pelo seguimento mercado tradicional como possibilidade de maior lucratividade e aumento no total de operações realizadas. Além disto, as médias anuais encontradas se mostraram mais eficientes na sinalização entre momentos de alta e baixa das ações da empresa listada nesse seguimento de mercado financeiro.
Descrição: SILVA, W. A. Análise técnica ou gráfica da valorização das ações no novo mercado e mercado tradicional: um estudo comparativo entre o Magazine Luiza e as Lojas Americanas no período de 2011 a 2014. 2015. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10835
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellinton Alves da Silva.pdfPDF - Wellinton Alves da Silva164.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.