Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10836
Título: Atuação da fisioterapia nos núcleos de apoio à saúde da família: Um estudo no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Cândido, Amanda de Melo
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Fisioterapia
Núcleo de Apoio à saúde da Família - NASF
Data do documento: 12-Jun-2015
Resumo: O Sistema Único de Saúde através dos princípios de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação comunitária, enfatiza o trabalho em equipe englobando um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, que envolve a promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O profissional fisioterapeuta, na Atenção Primária à Saúde, atua nos níveis de assistência com a responsabilidade de prestar auxílio ao usuário, participando da promoção, tratamento e recuperação da saúde, por meio de programas de assistência à comunidade, rompendo a visão curativa e reabilitadora da profissão. Com o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi criado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tendo como objetivo a ampliação da abrangência e o escopo das ações de Atenção Básica, composto por profissionais de diferentes áreas, atuando em parceria com os profissionais das ESF. Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar a atuação do profissional Fisioterapeuta nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Município de Campina Grande – PB. Trata-se de um estudo descritivo de caráter quantitativo, realizado com os fisioterapeutas que integram as equipes dos NASF do município de Campina Grande – PB, através de um questionário estruturado. Foi possível observar que os profissionais do Município atuam de maneira heterogênea de acordo com as premissas básicas para o desenvolvimento satisfatório da saúde. Na Saúde da Criança e do Adolescente, poucos profissionais atuam efetivamente contra os agravos à saúde, entretanto todos realizam Educação em Saúde nas escolas. Com relação à saúde da mulher, a atuação da fisioterapia é voltada para as gestantes. Na saúde do homem, são realizadas poucas atividades, todavia, ocorrem ações mais significativas excepcionalmente no Novembro Azul. Para os idosos as ações são voltadas no conceito de envelhecimento ativo. Nos grupos de atuação específica as atividades são direcionadas aos Hipertensos e Diabéticos. No que se refere a avaliação da atuação do fisioterapeuta no NASF: 7 (sete) realizam Vigilância em Saúde, nenhum afirma ter espaços adequados para sua atuação nas ESF, apenas 4 (quatro) estão satisfeitos com sua atuação no NASF, porém, 11 (onze) afirmam existir interdisciplinaridade, onde metade dos entrevistados avaliaram, de acordo com o questionário utilizado, como bom o trabalho em equipe. Conclui-se que as ações sempre deverão estar de acordo com as necessidades da comunidade e que alguns profissionais ainda atuam com ênfase na ação reabilitadora.
Descrição: CÂNDIDO, A. de M. Atuação da fisioterapia nos núcleos de apoio à saúde da família: Um estudo no município de Campina Grande - PB. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10836
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda de Melo Cândido.pdfPDF - Amanda de Melo Cândido615.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.