Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10837
Título: Quantitativo de casos diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço no Sistema de Registro Hospitalar do Centro de Cancerologia Ulisses Pinto - PB
Autor(es): Silva, Sonaly de Lima
Palavras-chave: Epidemiologia
Câncer de cabeça e pescoço
Fatores socioeconômicos
Data do documento: 15-Jun-2015
Resumo: Os tumores de cabeça e pescoço correspondem ao quinto tipo de câncer mais comum no mundo, apresentando grande mortalidade e morbidade. E, no Brasil encontra-se como o sétimo tipo de câncer mais comum. Temos como principais fatores etiológicos para o seu desenvolvimento o consumo de tabaco e álcool, a poluição ambiental, a nutrição, a suscetibilidade e predisposição genética e certas condições de trabalho associadas à ocupação. O tratamento deste câncer consiste em: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo da localização do tumor e da viabilidade de abordagens que visem à preservação de órgãos. Estes tratamentos podem gerar alterações permanentes no quadro geral do paciente e desencadear um impacto negativo na qualidade de vida desses indivíduos. Então, conhecer o perfil epidemiológico desta doença, em especial entre os CIDS C69 e C72, objetivando monitorar e analisar seus fatores de risco, as possíveis mudanças no perfil das neoplasias e assim contribuir para a promoção de atividades como a prevenção e a detecção precoce é o objetivo deste estudo. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório, quantitativa, descritiva e retrospectivo, a partir de prontuários pertencentes à base de dados do Registro Hospitalar do Câncer do Centro de Cancerologia do Hospital FAP, de indivíduos com diagnóstico histopatológico de neoplasia maligna de cabeça e pescoço, inserido entre os CIDs C69 e C72, correspondentes ao período de Janeiro à Dezembro de 2013, incluídos na faixa etária entre 9 a 79 anos. Foi utilizado o Registro de Tumor, estabelecido pelo INCA para os hospitais com Registro de Câncer Hospitalar. Em seguida, foi realizada uma triagem dos prontuários correspondentes aos meses de Janeiro à Dezembro de 2013. Assim, esses casos foram contabilizados quantitativamente, e tabulados de acordo com dados epidemiológicos, sociodemográficos, hábitos sociais, informações do caso clínico e tratamento clínico proposto. Como resultado, temos que o cérebro é a região topográfica mais acometida pelo câncer de cabeça e pescoço dos CIDs C69 ao C72, alocado no CID 71. E alguns fatores sofreram limitação no estudo para se determinar o perfil epidemiológico do paciente com câncer de cabeça e pescoço. Então, observou-se a necessidade de treinar e/ou orientar de forma adequada os responsável pelo preenchimento dos registros no Hospital, de forma que nos prontuários contenham informações completas. Assim como, de implementar informações acerca da neoplasia e seus cuidados preventivos. E ainda, temos que o câncer de cabeça e pescoço, referente às regiões de olhos e anexos e do Sistema Nervoso Central, apresenta-se como uma abordagem diferenciada, uma vez que a literatura é escassa.
Descrição: SILVA, S. de L. Quantitativo de casos diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço no Sistema de Registro Hospitalar do Centro de Cancerologia Ulisses Pinto - PB. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10837
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sonaly de Lima Silva.pdfPDF - Sonaly de Lima Silva1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.