Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10839
Título: A influência do método Pilates na autonomia funcional de idosos
Autor(es): Vasconcelos, José Hélder da Costa
Palavras-chave: Idosos
Pilates
Autonomia funcional
Data do documento: 8-Jun-2015
Resumo: O estudo tem por objetivo para ganho de autonomia funcional, entre idosos. Metodologia trata-se de uma pesquisa pré- avaliar a efetividade do método Pilates, enquanto recurso experimental, longitudinal e prospectiva aplicada a idosos integrantes da Universidade Aberta a Maturidade no município de Campina Grande, os quais se submeteram a doze sessões de exercícios do método Pilates, tendo sua autonomia funcional avaliada pelo protocolo Grupo Latino-americano de Desenvolvimento para Maturidade (GDLAM)que consiste em cinco testes (caminhada de 10 m, levantar-se da posição sentada, levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa, levantar-se da posição de decúbito ventral e vestir e tirar uma camiseta).Resultado observou-se que os idosos submetidos ao estudo apresentaram melhora do desempenho das atividades avaliadas no protocolo GDLAM após as doze sessões de exercícios do método Pilates, repercutindo na melhora de sua autonomia funcional. Conclusão conclui-se que um programa de tratamento com o método Pilates tendo por base exercícios físicos cuja característica principal é o trabalho resistido e o alongamento dinâmico, sempre sendo realizados em conjunto com a respiração e respeitando os princípios: controle, precisão, centralização, fluidez de movimento, concentração e respiração consegue influenciar positivamente a autonomia funcional de indivíduos idosos.
Descrição: VASCONCELOS, J. H. da C. A influência do método Pilates na autonomia funcional de idosos. 2015. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10839
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hélder da Costa Vasconcelos.pdfPDF - José Hélder da Costa Vasconcelos1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.