Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10841
Título: Efeitos da quiropraxia e da bandagem elástica terapêutica nas características clínicas e biomecânicas de bailarinas clássicas
Autor(es): Cockles, Hellen Louise Lino
Palavras-chave: Quiropraxia
Fita atlética
Eletroniografia
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: INTRODUÇÃO: o balé é uma dança muito singular com técnicas próprias, que com o seu aperfeiçoamento passou a exigir das bailarinas muito desempenho físico, percepção, equilíbrio, coordenação, flexibilidade. A sua prática exige a adoção de posições que podem oferecer sobrecarga ao sistema musculoesquelético do bailarino, podendo levar a adaptações posturais que ocasionem quadros álgicos e prejudiquem o desempenho das bailarinas. Desta forma é proposto o tratamento fisioterapêutico com quiropraxia seguido de aplicação de bandagem terapêutica. OBJETIVO: avaliar os efeitos da quiropraxia e da bandagem elástica terapêutica nas características clínicas e biomecânicas de bailarinas clássicas. METODOLOGIA: para a metodologia proposta foram aplicados questionários contendo características sóciodemográficas, presença de sintomas musculoesqueléticos e características das dores musculoesqueléticas. E uma avaliação física englobando as características da flexibilidade, mobilidade vertebral, equilíbrio, baropodometria, estabilometria e avaliação da atividade eletromiográfica dos músculos dos membros inferiores. A intervenção constituiu-se de quatro atendimentos, com duração média de 40 minutos cada um, sendo realizado duas vezes por semana, após o terceiro atendimento com a quiropraxia, foi feita a aplicação da bandagem terapêutica, no joelho dominante de cada participante, as mesmas permaneceram com as bandagens por cinco dias. Resultados: a partir dos resultados foi possível observar que nos últimos 12 meses as bailarinas apresentaram dor, formigamento ou dormência em oito segmentos corporais avaliados. A partir do tratamento proposto houve diminuição do quadro álgico, aumento da flexibilidade, diminuição da mobilidade corporal, e redução do recrutamento das fibras musculares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo demonstrou que o tratamento proposto com quiropraxia e aplicação de bandagem elástica terapêutica apresentou resultados significativos quanto a redução do quadro álgico, ganho de flexibilidade, diminuição da mobilidade articular, melhora do recrutamento de unidades motoras oferecendo a essas bailarinas um melhor desempenho físico resultando no desempenho técnico e artístico.
Descrição: COCKLES, H. L. L. Efeitos da quiropraxia e da bandagem elástica terapêutica nas características clínicas e biomecânicas de bailarinas clássicas. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10841
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hellen Louise Lino Cockles.pdfPDF - Hellen Louise Lino Cockles2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.