Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10842
Título: Humanização e atuação do fisioterapeuta na atenção básica: Uma revisão integrativa
Autor(es): Aquino, Airton Cavalcante de
Palavras-chave: Atenção básica à saúde
Fisioterapia
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO
Data do documento: 25-Mai-2015
Resumo: O percurso histórico da Fisioterapia como profissão da área de saúde vem se modificando de acordo com as demandas apresentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tendo as suas origens fundamentadas nos métodos e nas técnicas a fisioterapia incorpora novas formas de atuar na atenção a saúde da população com praticas de promoção e prevenção. Nesse processo, no ano de 2008, o governo criou o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com o objetivo de aumentar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica (AB), bem como ampliar os serviços prestados pelo processo de territorialização e regionalização, oferecidos pela estratégia de Saúde da Família, presentes na AB (BRASIL, 2008). Nesse programa, o fisioterapeuta foi inserido para compor o quadro de profissionais que prestam atendimento nas instituições de saúde vinculadas ao SUS. Assim como os demais profissionais do NASF, desempenham a tarefa de promoção, prevenção e educação da saúde, quebrando assim o antigo modelo individualista que antes atuava na AB. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo conhecer, a partir de uma revisão integrativa sobre a temática, as práticas desenvolvidas pelo fisioterapeuta na Atenção Básica (AB), moldadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que determina que o fisioterapeuta, quando inserido nos programas de Saúde Coletiva na AB, deve planejar, implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos ou eventos em saúde pública, no intuito de promover o acesso e a humanização dos serviços oferecidos (COFFITO, 2009). Para realização desse escrito, foi realizada uma busca no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de outros meios de pesquisas digitais, como Lilacs, Bireme, Scielo e Google Schoolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, os quais foram utilizados os termos: “COFFITO”, “NASF”, “Fisioterapia na Saúde Coletiva”, “Fisioterapia na Atenção Básica”, “Fisioterapia na Atenção Primária”, “Política Nacional de Humanização”. Foram identificados quinze trabalhos sobre o tema, escolhidos considerando os critérios de interesse para discussão, dos quais foram trabalhados 5 que tinham como foco a atuação do Fisioterapeuta na AB, além dos documentos necessários para compreensão do tema, como o Caderno 39 do NASF (BRASIL, 2014) e a Resolução COFFITO-367, de 20 de maio de 2009, citada acima. Os resultados da busca foram organizados, apresentados em um quadro e discutidos, priorizando a relevância do objetivo descrito. Como resultado, percebe-se que a bibliografia pesquisada foca muito na prática do profissional de Fisioterapia, considerando que ele ainda é visto como um profissional que está mais ligado às práticas individuais do que coletivas no trabalho de promoção, prevenção e educação da saúde.
Descrição: AQUINO, A. C. de. Humanização e atuação do fisioterapeuta na atenção básica: Uma revisão integrativa. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10842
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Airton Cavalcante de Aquino.pdfPDF - Airton Cavalcante de Aquino459.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.