Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10844
Título: Avaliação das práticas de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da hipertensão arterial no município de Campina Grande sob perspectiva dos gestores da saúde
Autor(es): Cruz, Wesley Cavalcante
Palavras-chave: Promoção à saúde
Hipertensão arterial
Gestores da saúde
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Têm alta prevalência e baixas taxas de controle. Objetivos: Avaliar quais as práticas de promoção da saúde voltadas ao controle e prevenão da HAS no municipio de Campina Grande-PB sob a otica dos gestores da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de bases de dados do tipo transversal, descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em 5 centros de saúde. Para coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado desenvolvido por Almeida Westphal 2010 composto por 43 questões que versam sobre as práticas de promoção de saúde em centros de saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística simples através do software Excel 2010. Os aspectos éticos relativos a pesquisa com seres humanos preconizados pela resolução 466/12 do conselho nacional de saúde forma cumpridos sendo a pesquisa submetida ao comitê de ética e pesquisa da protocolo 10224713.4.0000.5187 . Resultados: A maioria dos participantes era do sexo Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) sob o número de feminino (60%), a média de idade dos participantes foi de 48,57 anos, quanto a escolaridades 85,71% dos entrevistados possuíam graduação em curso das áreas da saúde. Quando questionados a respeito das modalidades de atenção presentes nos centros de saúde 71,43% afirmara a existência de grupos de PACS. Quanto aos profissionais que fazem parte das unidades cerca de 85,71% afirmaram a presença do Enfermeiro e Psicólogo. Quando questionados a respeito das atividades desenvolvidas 100% dos entrevistados afirmaram a existência de consulta médica e da enfermagem. Por fim quanto questionados a cerca das atividades de promoção de saúde 85,72% afirmaram a existência de atividades de promoção. Conclusão: É Notória a existência de práticas de promoção de saúde que visam o controle e a prevenção da HAS no município de campina grande-pb, porém faz-se necessário a mudanças que visem uma melhor integração entre a secretária municipal de saúde com os respectivos centros de saúde.
Descrição: CRUZ, W. C. Avaliação das práticas de promoção de saúde voltadas ao controle e prevenção da hipertensão arterial no município de Campina Grande sob perspectiva dos gestores da saúde. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10844
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley Cavalcante Cruz.pdfPDF - Wesley Cavalcante Cruz547.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.