Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10846
Título: A questão na identidade na obra O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago
Autor(es): Silva, Ana Maria Teixeira da
Palavras-chave: Ilha Desconhecida (Conto)
Pesquisa literária
José Saramago
Crise de identidade
Data do documento: 18-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho pretende identificar alguns aspectos da crise da identidade em as personagens da obra O conto da ilha desconhecida, de José Saramago, valendo-se como arcabouço teórico das obras: Da diáspora: Identidades e mediações culturais (2003) e A identidade cultural na pós-modernidade (2006), ambas de Stuart Hall e, também, de outros textos relevantes sobre o tema como Armani (2012), Becker e Braga (2014), Candido (2006), Calbucci (1999) dentre outros autores que serão citados no decorrer do trabalho. A justificativa está no fato de o conto abrir a possibilidade de se falar em identidade como transitória, tal como Hall a entende, instável e temporária, se observarmos a categoria função aplicada a determinados personagens. Dessa maneira, partiremos do conceito de identidade de Hall para abordar a categoria função no romance de Saramago assumindo que o autor do conto faça uso de personagens com suas identidades transitórias e não fixas que se aproximam dessa visão presente no teórico em questão. Assim sendo, nosso objetivo geral é destacar alguns aspectos, traços sobre a crise de identidade existente no conto de Saramago
Descrição: SILVA, A. M. T. A questão na identidade na Obra O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/ Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10846
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Teixeira da Silva.pdfPDF - Ana Maria Teixeira da Silva59.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.