Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1085
Título: Urbanização desordenada x políticas públicas: um caso de estudo do Mutirão II - Sapé – PB
Autor(es): Silva, Isabel Cristina Tavares da
Palavras-chave: Geografia histórica – Sapé PB.
Urbanização
Políticas públicas
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho monográfico consiste em uma abordagem estrutural e conjuntural do processo de Urbanização Mundial e brasileira dando ênfase a ausência na cidade de Sapé PB, mais precisamente no bairro Mutirão II. Este trabalho relata esse processo de Urbanização a partir do o surgimento da cidade, até os dias atuais, tendo como objetivo principal analisar os problemas causados pela falta de infra-estrutura urbana para os moradores do bairro Mutirão II, na mencionada cidade. Para a presente monografia foi utilizado o suporte teórico de alguns autores que abordam o nascimento das cidades e as problemáticas do processo urbano, como Lewis Mumford (2008), Ana Fani Alessandri Carlos (2007), Ermínia Maricato (2003), Leonardo Barci Castriota (2003), Jaime Oliva (1995), Milton Santos (2008), Arlete Moisés Rodrigues (2003), Sabiniano Maia (1985), Leonardo Benevolo (2009), entre outros. A pesquisa desenvolvida neste trabalho aborda as características urbanas e sociais do referido bairro, analisando sua ausência de infraestrutura, habitações precárias e muita pobreza, ocasionado pela falta de atuação do poder público. A referida pesquisa demonstra como uma grande parcela da população brasileira vive em condições muito precárias, e como é importante e fundamental para uma comunidade a ação do poder público.
Descrição: SILVA, I. C. T. da. Urbanização desordenada x políticas públicas: um caso de estudo do Mutirão II - Sapé – PB. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1085
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Cristina Tavares da Silva.pdfIsabel Cristina Tavares da Silva2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.