Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10851
Título: Cartas contraditórias sobre o abandono de crianças em Salvador/BA na década de 1930: análise em Capitães de Areia de Jorge Amado
Autor(es): Pereira, Risângela Mirelly Lins
Palavras-chave: Crianças abandonadas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Responsabilidade social
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo foi feito a partir do romance, Capitães da Areia de Jorge Amado, no qual se encontram cartas tratando sobre o abandono de crianças nas ruas da cidade de Salvador na década de 1930. As cartas, ficcionais, antecedem os capítulos do romance e demonstram como a sociedade se posicionava acerca do tratamento dado a essas crianças na década em foco de 1930, que era o Reformatório. Essas posições eram de instituições sociais importantes: a comunicação social, a Justiça, a Igreja católica, a Polícia e a família. A pesquisa de natureza bibliográfica tomou como fonte principal de análise, o romance e para o amparo teórico tomou-se estudos sobre o menor e as leis no Brasil, indicando a mudança de concepção sobre a infância e o necessário tratamento. Esta mudança é mostrada na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também em outras obras consultadas.
Descrição: PEREIRA, R. M. L. Cartas contraditórias sobre o abandono de crianças em Salvador/BA na década de 1930: análise em Capitães de Areia de Jorge Amado. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10851
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Risangela Mirelly Lins Pereira.pdfRisangela Mirelly Lins Pereira873.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.