Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10855
Título: A sexualidade na educação infantil
Autor(es): Soares, Ana Cristina dos Santos
Palavras-chave: Sexualidade
Educação infantil
Família
Data do documento: 2015
Resumo: O tema sexualidade na educação infantil, surge com intuito de compreender o desenvolvimento da sexualidade na criança, colaborando com a reflexão e formação dos professores de educação infantil e famílias, derrubando preconceitos e tabus nas unidades educacionais. Neste sentido o referido trabalho tem como objetivo argumentar teoricamente a necessidade da formação inicial, discutindo como o professor aborda a educação sexual, revisitar a literatura que fundamenta o trabalho com o tema sexualidade na educação infantil e identificar os teóricos e suas pesquisas sobre sexualidade na primeira infância. O foco principal é buscar informações sobre a sexualidade na educação infantil e a formação desses profissionais através de pesquisas e teorias cientificas. Dessa forma a educação sexual foi vista como meio necessário para conhecer o corpo da criança e compreender suas mudanças. Para isso enriquecemos essa reflexão fundamentada em Ribeiro (1996). Num segundo momento pautamos, A sexualidade e a criança da educação infantil com base teórica em Nunes e Silva (2000), Suplicy (1985), Ribeiro e Camargo (1999). Num terceiro momento apresentamos A sexualidade e o preconceito fundamentada em Carvalho (2010), No quarto discutiremos A criança e seu desenvolvimento de 0 á 6 anos, com base teórica em Nunes e Silva (2000), Freud (1996), Piaget (1967), Vygotsky (1996) e Wallon (1934) e Mangold.et.al (2008). No quinto momento abordamos o tema A sexualidade e o preconceito fundamentado em Carvalho (2010). No próximo ressaltamos Dificuldades da prática docente com base teórica em Líbâneo (1994) e Pimenta (1997), Na sexta apresentamos A Sexualidade na escola, com base teórica em Braga (2003). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica que de acordo com Bocato (2006) busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas é uma modalidade de estudo e analise de documentos de domínio cientifico”. Nessa pesquisa foi possível refletir e discutir temas que envolvem a temática no espaço educativo convencional, como também destacarmos a importância da formação docente de primeira infância como ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo, intelectual e social da criança.
Descrição: SOARES, A. C. dos S. A sexualidade na educação infantil. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10855
ISSN: CDD 372.372
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Dos Santos Soares.pdfAna Cristina Dos Santos Soares517.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.