Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10856
Título: A valorização do lúdico na prática pedagógica do professor de educação infantil
Autor(es): Araújo, Luciana Gomes de Andrade
Palavras-chave: Aprendizagem
Jogos
Educação Infantil
Data do documento: 2015
Resumo: Considerando a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, este trabalho apresenta alguns estudos e análises sobre a valorização do lúdico na prática pedagógica do professor da Educação Infantil. Tendo por base a realidade pedagógica do Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino da cidade de Mulungu/PB. Dessa forma, o objetivo principal desta investigação foi identificar as dificuldades encontradas pelo professor da Educação Infantil em propor atividades lúdicas em sua prática pedagógica. Assim, organizamos esta pesquisa em quatro momentos: No primeiro apresentamos uma breve introdução da pesquisa. No segundo, intitulado fundamentação teórica, discorremos em cinco tópicos. A infância: sua caracterização histórica e singularidade, embasada em: Kramer (2000) e publicações oficiais. Em seguida pautamos uma discussão sobre O papel do brincar no desenvolvimento da psicomotricidade, com bases teóricas em Turtelli (2008), Nista-Piccolo e Moreira (2012), e, Smith et al. (2006). No item seguinte: Brincando se aprende, aprofundamos em: Heaslip et al. (2006), Macedo (1995), Abbott et al. (2006), Moyles (2002). Em seguida, discutiremos A ludicidade na educação infantil, reportamo-nos mais uma vez a: Moyles (2002), Nista-piccolo e Moreira (2012) e a Horn et al. (2012). Dessa forma caminhos para o último tópico no qual discorremos sobre O papel do educador nas atividades lúdicas, onde recorremos a Sommerhalder e Alves (2011), Horn et al. (2012) e publicações oficiais. O terceiro momento: Caminhos da metodologia trazem os objetivos, tema, hipóteses e procedimentos. Neste momento também discutimos a análise dos dados coletados que resultou nas concepções das docentes sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento de crianças pequenas. Para tanto usamos como metodologia a pesquisa descritiva e exploratória, segundo os procedimentos técnicos, seguimos a modalidade bibliográfica, que segundo Gil (2008) é muito importante para se conhecer teorias e estudos recentes sobre o tema, permitindo ao pesquisador desenvolver seu estudo de forma adequada. Utilizamos também a investigação de campo, onde optamos pela aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados, que foram analisados numa abordagem qualitativa. O último capítulo traz a conclusão da pesquisa, é o principal momento da investigação, pois consiste na interpretação dos resultados, confirmando ou refutando as hipóteses levantadas a cerca do problema investigado. Nesta pesquisa foi possível constatar as dificuldades do professor da Educação Infantil em fazer uso de práticas lúdicas. Tendo em vista a importância do brincar para a formação integral da criança enfatizamos a necessidade da formação continuada, do apoio pedagógico e do investimento em espaço físico adequado para que o brincar na escola alcance o parâmetro de qualidade desejado.
Descrição: ARAÚJO, L. G. de A. A valorização do lúdico na prática pedagógica do professor de educação infantil. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10856
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Gomes de Andrade Araújo.pdfLuciana Gomes de Andrade Araújo1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.