Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo César de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T16:14:47Z | - |
dc.date.available | 2016-07-27T16:14:47Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10859 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Paulo César de Araújo. Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo traçar um panorama do ensino técnico no Estado da Paraíba, fazendo um breve resumo histórico desse tipo de ensino no âmbito nacional, desde o período colonial até os dias atuais, trazendo esse resumo para um ponto mais regional, investigando o perfil dos ingressos, sua atuação no mercado de trabalho, bem como suas perspectivas profissionais. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, bibliográfica, descritiva e estudo de caso com a aplicação de um questionário para traçar o perfil dos estudantes do curso de Técnico em Eletrônica do SENAI Stênio Lopes, em Campina Grande - PB e a inserção destes no mercado de trabalho. Ao longo do trabalho, foi demonstrado como o ensino técnico sempre foi dirigido às classes mais baixas e, com o passar do tempo, abrange todas as classes, principalmente a partir dos anos 1990, onde houve profundas mudanças no mercado de trabalho em escala global e nacional e como o SENAI no Estado da Paraíba influenciou no fortalecimento do mercado de trabalho da região e como conseguiu se adaptar as mudanças do mercado profissional. Também é discutido como o ensino técnico foi separado do ensino básico e médio tradicional, o que contribuiu para a separação do ensino teórico do ensino prático e o impacto dessa separação na união do saber prático com o teórico, assim quais são as políticas públicas voltadas para a integração do ensino médio com o técnico, trazendo opiniões de autores sobre o assunto e a importância dessa integração para a formação do profissional e do cidadão. A pesquisa demonstrou através das respostas dos participantes que o a principal motivação dos estudantes é seu ingresso no mercado de trabalho, sendo essa também sua principal preocupação após o término do curso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joaquim Carlos Lourenço | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Curso técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Capacitação de profissionais | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | Perspectivas quanto a inserção no mercado de trabalho dos alunos do curso técnico em eletrônica do Senai: um estudo na unidade Stênio Lopes em Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 91 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - PAULO CÉSAR DE ARAÚJO NASCIMENTO.pdf | 734.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.