Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10860
Título: Abordagem fisioterapêutica no tratamento dos edemas pós cirurgias plásticas
Autor(es): Gonçalves, Rúbia Dias
Palavras-chave: Cirurgia plástica
Cuidado pós-operatório
Fisioterapia
Edema pós-cirúrgico
Data do documento: 12-Jun-2015
Resumo: INTRODUÇÃO: A cirurgia plástica está entre os procedimentos mais procurados pelos indivíduos. Para que haja eficácia no resultado existem preocupações que ultrapassam o momento do ato cirúrgico, incluindo cuidados com as complicações pós-cirúrgicas. Dentre estas, está o edema que se apresenta de forma imediata, trazendo limitações e desconforto ao paciente. O profissional fisioterapeuta pode contribuir através dos recursos que irão auxiliar no processo de aceleração do pós-operatório, bem como na prevenção e controle de agravamentos, reduzindo, assim, o tempo de recuperação do individuo. OBJETIVOS: Descrever as intervenções utilizadas pelo profissional fisioterapeuta no tratamento dos edemas pós-cirurgias plásticas e avaliar as facilidades ou dificuldades para o tratamento desta complicação. METODOLOGIA: A pesquisa é do tipo descritiva exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, com amostra não-probabilística composta por profissionais da área de Fisioterapia Dermatofuncional das cidades brasileiras. A coleta de dados ocorreu através de um questionário produzido pelos pesquisadores. RESULTADOS: A amostra foi composta por trinta e nove fisioterapeutas, com média de idade de 33,9 anos (± 6,4), distribuídos em maior prevalência na região nordeste e sudeste. Foi possível observar que a lipoaspiração (29,3%), abdominoplastia (27,4%) e mamoplastia de aumento (15,9%) foram as cirurgias mais frequentes, relatadas no atendimento pós-cirúrgico. A presença do edema após a cirurgia foi evidenciada por 94,9% dos profissionais do grupo amostral, que relataram um grau de dificuldade mediano para tratamento do mesmo, sendo necessárias até vinte sessões (48,7%) para resolução do edema. Observou-se que os recursos mais utilizados para resolução do edema foram a drenagem linfática manual (26,5%), orientações sobre avd’s (19,7%), cinesioterapia (15,9%) e ultrassom de 3Mhz (9,8%). CONCLUSÃO: Mediante os dados obtidos foi possível caracterizar os profissionais atuantes na fisioterapia Dermatofuncional e delinear a atuação destes na fase pós-operatória de cirurgias plásticas. Evidenciou-se a eficácia dos recursos mais utilizados no tratamento dos edemas, contribuindo para o reconhecimento do benefício da fisioterapia no pós-operatório.
Descrição: GONÇALVES, R. D. Abordagem fisioterapêutica no tratamento dos edemas pós cirurgias plásticas. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10860
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rúbia Dias Gonçalves.pdfPDF - Rúbia Dias Gonçalves721.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.