Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10861
Título: Relação entre a função pulmonar e sintomas respiratórios em escolares com sobrepeso e obesidade
Autor(es): Rodrigues, Juliana de Sales
Palavras-chave: Obesidade
Adolescentes
Deficiência respiratória
Hipoventilação
Data do documento: 2-Jul-2015
Resumo: A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde publica e tem despertado interesse de inúmeros pesquisadores, o excesso de peso associa-se com problemas respiratórios na medida em que se relaciona com diversas anormalidades da mecânica respiratória e com o comprometimento das trocas gasosas. Indivíduos com excesso de peso corporal tendem a ser cronicamente hipoventilados, com capacidade aeróbica reduzida, diminuição da complacência pulmonar e maior resistência respiratória decorrente da redução dos volumes e das capacidades pulmonares . Estudo transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvido em escolas públicas de ensino médio do município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A amostra é composta pelos 96 adolescentes identificados com sobrepeso e obesidade na população-alvo estudada. Os adolescentes foram submetidos a testes de função pulmonar logo após preenchimento de questionários. Os adolescentes apresentaram maior significância estatística na associação do sobrepeso e obesidade nos sintomas de catarro e falta de ar, sendo maiores as alterações de média nesses casos. Resultados do presente estudo mostraram prevalências de alterações no VEF¹, da CVF e de fraqueza na musculatura respiratória entre os adolescentes s que apresentavam estado nutricional de sobrepeso e obesidade.
Descrição: RODRIGUES, J. de S. Relação entre a função pulmonar e sintomas respiratórios em escolares com sobrepeso e obesidade. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10861
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana de Sales Rodrigues.pdfPDF - Juliana de Sales Rodrigues1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.