Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10865
Título: Função cognitiva sobre a capacidade funcional e qualidade de vida em idosos
Autor(es): Diniz, Emanoela Rocha Santos
Palavras-chave: Capacidade funcional
Qualidade de vida
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA.
Saúde do idoso
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: O envelhecimento fisiológico é linear e não obrigatoriamente igual em todos os sistemas do corpo humano, cada um inicia seu envelhecimento a um dado momento e perde a função em seu próprio ritmo. O estudo teve como objetivo investigar a função cognitiva sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida de idosos do Grupo de Convivência da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). O estudo apresenta uma abordagem de caráter exploratório, Instrumentos utilizados foram o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Montreal Cognitive Assessment (MoCa) para o rastreio de déficit cognitivo; o Brazilian Multidimensional Functional Assessment Questionnaire (BOMFAQ) para capacidade funcional e Escala de qualidade de vida de Flanagan (EQVF). Os dados foram analisados através do programa SPSS Versão 20,0. Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB. A amostra descritivo e analítico com abordagem quantitativa, com 26 idosos. Os apresentou idade de 60 a 90 anos com média de 73,93 ± 7,45 anos. Quanto ao gênero, masculino 15,38% e feminino 84,61%. O nível de escolaridade verificou-se maior prevalência de concluintes do ensino médio, composto por 46,15%. A maioria dos idosos eram aposentados com 74,1% e a maioria das doenças geriátricas observadas foram diabetes mellitus 57,69 %. Quanto a cognição no MEEM não foi evidenciada declínio cognitivo, entretanto, no MoCA observou-se um declínio cognitivo leve. Relacionado a capacidade funcional os idosos mostraram dificuldade de grau leve. Quanto a qualidade de vida por EQVF os idosos apresentaram alta qualidade de vida. Como resultado concluímos que idosos da UAMA apresentaram declínio cognitivo leve sem repercussão na capacidade funcional e alta qualidade de vida.
Descrição: DINIZ, E. R. S. Função cognitiva sobre a capacidade funcional e qualidade de vida em idosos. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10865
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanoela Rocha Santos Diniz.pdfPDF - Emanoela Rocha Santos Diniz1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.