Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10866
Título: Impacto da mastectomia radical na sexualidade feminina
Autor(es): Rodrigues, Rafaelly Martins
Palavras-chave: Câncer de mama
Mastectomia
Sexualidade
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O Câncer de Mama é um grave problema de saúde pública, representando o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, influenciando as taxas de morbidade e mortalidade. A mastectomia é um dos métodos mais utilizados no tratamento dessa doença, tratando-se de uma cirurgia mutiladora, podendo acarretar problemas físicos e psicológicos. O câncer de mama, associado ao processo cirúrgico provoca grande impacto na vida da mulher, tanto no âmbito pessoal, familiar, quanto nos fatores relacionados à qualidade de vida e sexualidade. Nesse sentido, o presente estudo objetiva analisar o impacto da mastectomia radical na sexualidade de mulheres com câncer de mama. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com sete mulheres atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual. Foram utilizados os questionários de características sociodemográficas e o EORTC QLQ BR23 que é específico para o câncer de mama. Em relação ao EORTC QLQ BR23 observou-se que na escala funcional a média do escore da amostra foi de 52,1 e para a escala de sintomas a média foi de 35,5. Ao avaliar as subescalas da escala funcional, observou-se para o domínio imagem corporal uma média de 66,7, para o domínio funcionamento sexual e prazer sexual foi encontrada uma média de 21,4 e 33 respectivamente, no que se refere às perspectivas futuras a média de escore foi de 33,2. Com relação às subescalas da escala de sintomas, observou-se para o domínio efeitos da radioterapia, uma média de 39,4, para os sintomas da mama e do braço foi encontrada uma média de 13 e 55,6 respectivamente, no que se refere à preocupação com a queda de cabelo, a média de escore foi de 38,8. A partir dos resultados, podemos concluir, que a escala de sintomas apresentou um maior grau de comprometimento para o domínio sintomas do braço, já na escala funcional, foi evidenciado um maior comprometimento para os domínios funcionamento sexual, prazer sexual e perspectivas futuras.
Descrição: RODRIGUES, R. M. Impacto da mastectomia radical na sexualidade feminina. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10866
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaelly Martins Rodrigues.pdfPDF - Rafaelly Martins Rodrigues1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.