Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10870
Título: Ressocialização e serviço social: projeto "Cidadania é Liberdade" no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Rejane dos Santos
Palavras-chave: Ressocialização
Serviço social
Cidadania
Liberdade
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho aborda o processo de reinserção de apenados/as na vida em sociedade após o cumprimento da pena ou no momento que passam para o regime semiaberto, aberto ou liberdade condicional. A aproximação com o tema foi fruto do estágio supervisionado em Serviço Social realizado na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no período de março de 2014 a dezembro de 2015, através do qual pudemos acompanhar o desenvolvimento do Projeto “Cidadania é Liberdade”, coordenado por assistentes sociais do referido setor. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve reflexão acerca da relação entre a Universidade Estadual da Paraíba e o processo de ressocialização, via Projeto “Cidadania é Liberdade”, traçando o perfil dos/as reeducandos/as através de um estudo bibliográfico e documental. No que se refere ao perfil dos/as apenados/as que participam do projeto na UEPB destacaram-se os seguintes aspectos: a grande maioria é constituída por homens com faixa-etária acima de 30 anos de idade e escolaridade até o ensino fundamental. Outro aspecto a ser destacado é que desde o início do projeto 86 (oitenta e seis) reeducandos/as dos regimes aberto, semiaberto e liberdade condicional passaram pela UEPB, sendo que desse total 05 (cinco) deles foram contratados pela universidade.
Descrição: SILVA, R. dos S. Ressocialização e serviço social: projeto "Cidadania é Liberdade" no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10870
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane dos Santos Silva.pdf661.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.