Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10872
Título: O acolhimento da Tailândia aos migrantes mianmarenses, laosianos e cambojanos: uma discussão inicial
Autor(es): Araújo, Daniella Luna Felinto de
Palavras-chave: Migração
Políticas de acolhimento
Tailândia
Data do documento: 2-Set-2013
Resumo: Este trabalho tem como intuito debater a condição da Tailândia enquanto um país de acolhimento para imigrantes, sob a tipologia de trabalhadores imigrantes não-qualificados. Nesses termos, inicia-se com uma contextualização sociopolítica acerca da Tailândia. Em seguida, será realizada uma caracterização sobre os trabalhadores imigrantes não-qualificados, centrando-se a análise sob os índices migratórios dessa categoria que adentram no território tailandês. No terceiro tópico, será observada a política migratória tailandesa para esses trabalhadores não-qualificados. Por fim, será analisada a condição da Tailândia em relação a sua característica de país acolhedor. Diante desses delineamentos, os questionamentos centrais desse trabalho são: a Tailândia é um importante centro de “destino” ou de “acolhimento” para esses trabalhadores imigrantes? É um país acolhedor para seus imigrantes do ponto de vista do respeito aos direitos humanos? Para tanto, a metodologia utilizada apoiase em dados documentais presentes em sites da ONU, OIM, PNUD e OIT e em bibliografia que versa sobre os temas das migrações internacionais em geral, e em particular sobre política do acolhimento, imigrantes não-qualificados e direitos sociais dos imigrantes residentes na Tailândia. Esta pesquisa inicial aponta que a Tailândia não é um país acolhedor por descumprir normas básicas de direitos humanos sob o aspecto dos direitos sociais dos trabalhadores imigrantes.
Descrição: ARAÚJO, D. L. F. de. O acolhimento da Tailândia aos migrantes mianmarenses, laosianos e cambojanos: uma discussão inicial. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10872
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Luna Felinto de Araújo.pdfDaniella Luna Felinto de Araújo685.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.