Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10873
Título: Um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários do município de Monteiro - PB com relação a ultilização dos serviços contábeis
Autor(es): Santos, Erivaldo Alves dos
Palavras-chave: Micro e Pequenas empresas
Contabilidade no processo decisório
Informações contábeis
Data do documento: 17-Fev-2015
Resumo: O uso da informação contábil se constitui como um conjunto de informações capazes de auxiliar no processo e aperfeiçoamento de tomada de decisões, permitindo assim, que os gestores possam administrar com técnicas e procedimentos vitais para a continuidade de suas atividades. Este estudo tem como objetivo principal verificar de que forma os micro e pequenos empresários do município de Monteiro – PB estão utilizando os serviços de informações contábeis no processo decisório. A metodologia utilizada para consecução dos objetivos foi a pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário junto aos gestores das (MPE´s) do município em estudo e analisados através de uma distribuição de freqüência simples e processados pela planilha eletrônica do Excel. Os resultados identificaram que atualmente a contabilidade é pouco utilizada para fins gerenciais e os registros são realizados basicamente para fins de imposto de renda. Denota- se que existe um desconhecimento das informações contábeis, onde serviços essenciais prestados pelos profissionais contábeis são considerados sem importância pelos empresários, como a assessoria financeira e administrativa, demonstrativos contábeis e o planejamento tributário, demonstrando assim, a necessidade de amadurecimento para o uso das informações da Contabilidade para a tomada de decisão gerencial. Diante dos resultados apresentados, pôde-se identificar ainda que não existe uma política de assessoramento contábil definido pelos profissionais. Por fim, enfatiza-se que os gestores das micro e pequenos empresas estão utilizando as informações da Contabilidade de forma apenas parcial o que demonstra uma falta de conhecimento de gestão para a tomada de decisões.
Descrição: SANTOS, E. A. Um estudo sobre a percepção dos micro e pequenos empresários do Município de Monteiro - PB com relação a utilização dos serviços contábeis. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10873
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivaldo Alves dos Santos.pdfPDF - Erivaldo Alves dos Santos91.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.