Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10874
Título: O custo benefício no sequestro de carbono aplicado ao reflorestamento da palma forrageira em áreas degradadas na cidade de Sumé - PB
Autor(es): Barbosa, Maria Ednalva
Palavras-chave: Cultivo de palma forrageira
Absorção de CO2
Créditos de carbono
Custo benefício
Data do documento: 4-Fev-2015
Resumo: Atualmente, o planeta vem sofrendo grandes perdas de seu patrimônio natural, provocado pela riqueza descontrolada das empresas, gerando assim grandes volumes de resíduos poluentes para a sociedade. A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar a percepção dos proprietários de terras rurais da cidade de Sumé - PB com relação à implantação de crédito de carbono em suas propriedades. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho exploratório com abordagem quantitativa, por meio de uma análise bibliográfica e de levantamento. O universo da pesquisa foi constituído por 958 proprietários rurais, perfazendo assim uma amostra de 200 produtores. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada realizada através da aplicação de um formulário com perguntas preestabelecidas. Como resultados, o estudo demonstrou que a maioria dos proprietários rurais apresentou falta de conhecimento com relação ao crédito de carbono de modo que poucos entendem que a palma forrageira tem como função a absorção de CO2 da atmosfera, onde essa absorção pode se transforma em Certificados de Emissões negociáveis. Percebeu-se ainda, que a grande maioria executa ações que beneficiam o meio ambiente e que tem interesse em contribuir com a diminuição dos impactos ambientais, e mesmo sendo algo totalmente novo e pouco abordado no Brasil. A pesquisa constatou ainda que a maioria quer contribuir com implantação do crédito de carbono, através do projeto Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que reduz os custos dos projetos que diminuam as emissões de gases de efeito estufa. Incentivando o desenvolvimento econômico e sustentável dessa região.
Descrição: BARBOSA, M. E. O custo benefício no carbono aplicado ao reflorestamento da palma em áreas degradadas na cidade de Sumé - PB. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10874
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ednalva Barbosa.pdfPDF - Maria Ednalva Barbosa71.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.