Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10877
Título: Meio ambiente e relações internacionais: o fomento ao desenvolvimento sustentável no meio local
Autor(es): Costa, Aurelio Filgueiras Moreira da
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Paradiplomacia
Banco Interamericano de Desenvolvimento
Data do documento: 4-Set-2013
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar a influência dos atores internacionais não estatais na temática de defesa do meio ambiente, tendo como foco a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), que é um projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e as cidades contempladas pela iniciativa, além de mostrar como a sociedade civil organizada no Programa Cidades Sustentáveis agi complementando o fomento ao desenvolvimento sustentável no meio local. Com isso, analisamos a construção do conceito de desenvolvimento sustentável e da temática ambiental nas Relações Internacionais, principalmente através das Conferências das Nações Unidas sobre a temática e a subsequente influência na modificação das políticas do BID, o que mostra como foi socialmente construído o conceito de desenvolvimento sustentável no cenário internacional. Assim, foi utilizada a perspectiva construtivista como forma de interpretar as relações internacionais, o que possibilitou as bases para a discussão sobre o tema no decorrer do texto. Através da cooperação descentralizada e da paradiplomacia, a ICES consiste numa plataforma de cidades intermediárias, com cerca de 100 mil a 2 milhões de habitantes e com economias em crescimento, cujo intento é a aplicação de abordagem de um desenvolvimento urbano sustentável e inteligente, mobilizada e coordenada pela capacidade técnica do BID e das localidades, ressaltando a importância para a sociedade sobre a política de sustentabilidade. Portanto, o estudo aqui proposto analisa a aplicabilidade das relações paradiplomáticas, a organização de cidades em redes e os atores não estatais no fomento ao desenvolvimento sustentável como principal iniciativa ao desenvolvimento social econômico, e conclui que as relações internacionais e o que acontece nas dinâmicas dentro das cidades são realidades bem próximas, pois tudo está interligado hoje em dia, onde as Organizações Internacionais, Organizações não Governamentais, a sociedade civil organizada em forma de rede pelo mundo, as empresas transnacionais, enfim, os mais variados atores internacionais estão agindo, fiscalizando, implementando o que vem sendo discutido no meio global, adotando no local, que é o lugar onde os indivíduos vivem e onde eles vivenciam a aplicabilidade dessas políticas internacionais, e assim a aplicabilidade das Relações internacionais.
Descrição: COSTA, A. F. M. da. Meio ambiente e relações internacionais: o fomento ao desenvolvimento sustentável no meio local. 2013. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10877
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurelio Filgueiras Moreira da Costa.pdfAurelio Filgueiras Moreira da Costa1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.