Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1088
Título: Expansão urbana do município de Guarabira - PB a partir de loteamentos
Autor(es): Gomes, Gilvando Nunes
Palavras-chave: Valorização urbana
Loteamentos
Especulação imobiliária
Data do documento: 16-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho é o resultado das análises do espaço urbano do município de Guarabira- PB desenvolvidas durante o Curso de Licenciatura Plena em Geografia e mais intensamente durante a elaboração da monografia. Neste trabalho científico, procuramos evidenciar os novos elementos do processo de expansão urbana das cidades, principalmente de natureza espacial, que tem se dado a partir de loteamentos. Enfocamos a questão do crescimento urbano a partir de loteamentos dado a importância que estes têm, atualmente, nesse cenário, o que, por sua vez, tem chamado muito atenção. Abordamos a especulação imobiliária que tem sido praticada fortemente neste município e que tem contribuído sobremaneira para a intensificação da criação de mais loteamentos e levado o mercado imobiliário guarabirense a crescer bastante na última década. Enfatizamos a valorização de áreas urbanas em decorrência da disponibilização de uma boa infraestrutura e estudamos detalhadamente o processo de formação do Loteamento Sol Nascente, desde a sua criação até os momentos atuais, destacando as exigências legais para criação de loteamentos e o espaço no qual ele está inserido. Nossa reflexão teórica se fundou a partir de autores como Milton Santos (1993, 1996), Maricato (2000), Castells (1983), Corrêa (1989), Oliven (1982), Harvey (2005), Faustino (2000), Melo (1999), dentre outros. Portanto, a presente pesquisa é importante porque aborda um tema atual e de grande relevância e que vai somar às análises já feitas por outros autores que escreveram sobre urbanização e loteamentos, contribuindo, dessa forma, para uma melhor compreensão da atual expansão urbana do município de Guarabira-PB.
Descrição: Gomes, G. N. Expansão urbana do município de Guarabira - PB a partir de loteamentos. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1088
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvando Nunes Gomes.pdfGilvando Nunes Gomes1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.