Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10881
Título: Informação contábil como instrumento de gestão: um estudo sobre a preparação dos profissionais contábeis e gestores das micro e pequenas empresas da cidade de Monteiro-PB
Autor(es): Lima, Karoliny Lino de
Palavras-chave: Micro e Pequenas empresas
Informações contábeis
Profissionais contábeis
Contabilidade no processo decisório
Data do documento: 19-Ago-2014
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas, são um dos principais ramos de sustentação da economia brasileira, quer pela sua enorme capacidade geradora de empregos, quer pelo seu número de estabelecimentos presentes em todo território nacional. A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar a percepção dos gestores das (MPE’s) e profissionais contábeis da cidade de Monteiro – PB em relação à utilização da informação contábil no processo decisório. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi quanto aos procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Quanto aos objetivos, esta foi caracterizada como descritiva. A amostra foi composta por 50 (MPE’s), entretanto, em relação aos contadores, a quantidade abordada foi correspondente ao universo total de 11 profissionais contábeis. A discussão e a interpretação dos dados coletados foram realizadas através do método da estatística descritiva, esta foi alcançada com o auxílio do Microsoft Excel e o (SPSS) versão 20. Assim, este estudo demonstrou que os gestores da (MPE’s) têm uma baixa percepção quanto à utilização da informação contábil no processo decisório. Já na análise da percepção por parte dos profissionais contábeis, foi possível identificar que estes apresentaram uma percepção considerável, ou seja, eles têm a consciência dessa utilidade. Porém, foi constatado um relacionamento com pouca proximidade entre ambas as partes, principalmente em relação às divergências de afirmações e ao fornecimento mútuo de informações. Pois, por um lado, os profissionais contábeis não apresentam aos seus clientes a real importância da Contabilidade como instrumento de gestão aos seus negócios, em decorrência da baixa remuneração da prestação de serviços. E, por outro lado, os gestores não detêm um conhecimento suficiente da relevância das informações contábeis, priorizando assim o uso das mesmas apenas em atendimento às exigências legais.
Descrição: LIMA, K. L. Informação contábil como instrumento de gestão: um estudo sobre a preparação dos profissionais contábeis e gestores das micro e pequenas empresas da cidade de Monteiro-PB. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10881
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoliny Lino de Lima.pdfPDF - Karoliny Lino de Lima148.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.