Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10896
Título: Avaliação da adiposidade abdominal por dois parâmetros e sua relação com o risco cardiovascular
Autor(es): Costa, Elayne Maria Cordeiro
Palavras-chave: Risco cardiovascular
Adposidade abdominal
Adolescentes
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a adiposidade abdominal por dois parâmetros e verificar a sua relação com o risco cardiovascular em adolescentes. MÉTODOS: Estudo transversal desenvolvido com adolescentes escolares de Campina Grande-PB, no período de setembro de 2012 a junho de 2013. O risco cardiovascular foi avaliado pelo Pathobiological Determinants of Atherosclerosis in Youth score (PDAY) e adiposidade abdominal através da medida da circunferência abdominal/estatura. Foi realizada uma análise descritiva de todas as variáveis distribuídas de acordo com o sexo, sendo utilizado o teste do qui-quadrado. A comparação das médias das variáveis dos componentes do PDAY entre os grupos com ou sem alteração da circunferência abdominal e da circunferência abdominal/estatura foi realizada através do teste t de student. Para identificar a área e o intervalo de confiança; o ponto, a sensibilidade e especificidade do método da CA e CA/E foi utilizada a Receiver Operating Characteristic (ROC). Foi realizado do abdome, avaliada por percentil, e da relação circunferência o cálculo do valor preditivo positivo e negativo dos dois métodos para detecção do risco cardiovascular. Foi adotado um intervalo de confiança de 95% para todas as análises. RESULTADOS: A circunferência abdominal, avaliada através do percentil, esteve alterada em 3,3% da amostra e a relação circunferência abdominal/estatura em 28,9% havendo associação com o sexo feminino. Ao verificar o nível de concordância entre a circunferência abdominal e a relação da circunferência abdominal/estatura, observou-se uma maior concordância considerando o percentil 75 da circunferência abdominal da amostra estudada (kappa = 0,655). As médias dos componentes do risco cardiovascular apresentaram maior associação com a razão da circunferência abdominal e estatura. A circunferência abdominal se mostrou como melhor método para avaliar a adiposidade abdominal. CONCLUSÃO: Houve uma baixa concordância entre os parâmetros para avaliação da obesidade abdominal, contudo a medida da circunferência do abdome apresentou melhor desempenho na avaliação da adiposidade abdominal. Ressalta-se, portanto, a importância de avaliar a obesidade central através da medida da CA, uma vez que esse método é de baixo custo e de fácil obtenção, podendo ser utilizada na atenção primária para identificação e redução do risco cardiovascular.
Descrição: COSTA, E. M. C. Avaliação da adiposidade abdominal por dois parâmetros e sua relação com o risco cardiovascular. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10896
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elayne Maria Cordeiro Costa.pdfPDF - Elayne Maria Cordeiro Costa1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.