Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10897
Título: Estado inflamatório subclínico e biomarcadores de alteração do metabolismo glicídico em adolescentes escolares
Autor(es): Dantas, Rafaela Ramos
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Inflamação
Resistência à insulina
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Objetivo: Avaliar a relação do estado inflamatório subclínico e marcadores de alteração do metabolismo glicídico em adolescentes escolares. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, realizado entre setembro de 2012 a junho de 2013. A amostra foi composta por 194 adolescentes entre 15 e 19 anos. O estado inflamatório subclínico foi avaliado através da PCR-us, considerada alterada quando > 3mg/L. Para diagnóstico da resistência insulínica, foi utilizado o HOMA-IR ≥ 2,5. A Hemoglobina Glicada teve como ponto de corte ≥ 5,7% alterada. A hiperinsulinemia caracterizou-se ≥15µU/mL. Foi utilizado a média obtida das aferições antropométricas realizadas em duplicata. Foi efetuado o cálculo do IMC e relação cintura/estatura. Foi considerada a alteração do metabolismo glicídico quando insulina basal, homa, glicemia de jejum e hemoglobina glicada elevada. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS versão 22.0 e adotou-se um nível de significância de 5%. A descrição da amostra foi através das medidas de tendência central, frequência absoluta e relativa, e teste qui-quadrado para verificar a presença de associação de PCR-us com as demais variáveis. Foi utilizado o teste KrusKall -Wallis para comparar a mediana da PCR entre os grupos. Resultados: Dos adolescentes avaliados, 15,4 % tinham excesso de peso e 11,3% alteração da relação cintura/estatura. A PCR elevada esteve presente em 9,8% dos adolescentes O marcador da alteração do metabolismo glicídico mais frequente foi a RI presente em 14,9% da amostra. Não houve prevalência de hiperglicemia, e 5,1% dos adolescentes apresentaram a hemoglobina glicada alterada. Entre os que tinham o PCR elevado, metabolismo glicídico, com exceção da glicemia de jejum, porém não foi verificada foi observada uma maior prevalência dos biomarcadores de alteração do associação entre essas condições. O PCR- us esteve associado ao IMC (p= 0,017) e à relação cintura/estatura (p = 0,011). A mediana do PCR foi significativamente maior entre os com excesso de peso (p<0,001). Conclusões: Estado inflamatório foi prevalente na amostra, evidenciando a fundamental importância na promoção da saúde e a prevenção de doenças já nas fases inicias da vida.
Descrição: DANTAS, R. R. Estado inflamatório subclínico e biomarcadores de alteração do metabolismo glicídico em adolescentes escolares. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10897
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Ramos Dantas.pdfPDF - Rafaela Ramos Dantas1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.