Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10898
Título: Diagnóstico imunohistoquímico de câncer de mama em hospitais públicos do nordeste brasileiro
Autor(es): Andrade, Lorena Sofia dos Santos
Palavras-chave: Diagnóstico imunohistoquímico
Terapia hormonal
Imunoterapia
Câncer de mama
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: O câncer de mama no Brasil é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres e o diagnóstico tardio ainda é realidade em várias regiões. O atraso do diagnóstico e início do tratamento estão relacionados ao paciente e/ou ao serviço de saúde. Os atrasos relacionados ao serviço de saúde incluem: demora na marcação de consultas e exames, atendimento na rede primária deficiente e a não realização de alguns exames. O objetivo desse estudo foi identificar quais Hospitais do Nordeste brasileiro referência em oncologia, oferecem o exame imunohistoquímico (IHQ) e discutir sobre as dificuldades do diagnóstico de câncer de mama. Tentou-se coletar informações de 47 hospitais registrados no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) como referência em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através de ligações telefônicas, entre outubro de 2014 e abril de 2015. Foram coletadas informações de 29 hospitais em 19 cidades dos estados do Nordeste. A maioria, 18 (62%) afirmou terceirizar a realização do IHQ, 7 (24%) realizam no próprio hospital e 4 (14%) não realizam, deixando o paciente descoberto do serviço. Concluiu-se que existem muitas barreiras no acesso aos serviços de saúde que comprometem a assistência e o tratamento de câncer de mama, muitas mulheres continuam sem realizar o exame IHQ e deixando de se beneficiar com a Terapia Hormonal e Imunoterapia. Além disso, é possível que a terceirização do serviço de saúde aumente o tempo de atraso do diagnóstico.
Descrição: ANDRADE, L. S. dos S. Diagnóstico imunohistoquímico de câncer de mama em hospitais públicos do nordeste brasileiro. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10898
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Sofia dos Santos Andrade.pdfPDF - Lorena Sofia dos Santos Andrade510.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.