Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10902
Título: Relação da qualidade do sono com o estilo de vida e estado nutricional em adolescentes escolares
Autor(es): Melo, Priscilla Yévelin Barros de
Palavras-chave: Qualidade do sono
Estilo de vida
Estado nutricional
Distúrbio do sono
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: INTRODUÇÃO: O sono é conceituado como uma necessidade humana básica à manutenção da saúde, principalmente por contribuir para a restauração das capacidades cognitivas, do humor e das funções fisiológicas. Devido a essas funções, a má qualidade ou a parcial cessação do sono pode causar sérias alterações endócrinas, cognitivas e neurais que em conjunto se tornam uma ameaça à saúde. OBJETIVO: Avaliar a relação da qualidade do sono com o estilo de vida e estado nutricional de adolescentes escolares da rede pública de Campina Grande – PB. METODOLOGIA: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 563 adolescentes de escolas públicas no município de Campina Grande – PB, no período de setembro de 2012 a junho de 2013. A coleta de dados foi realizada através de formulários relacionados às condições sociodemográficas e ao estilo de vida dos participantes, verificação das medidas antropométricas (peso, altura e circuferência abdominal), além da aplicação de questionário sobre a qualidade sono, medida através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh - IQSP. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 17.0), considerando-se o intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A qualidade do sono (IQSP) alterada foi identificada em 6,9% da população estudada, não havendo diferença significativa entre os sexos. IQSP e as variáveis IMC (p Verificou-se uma correlação positiva entre o =0,02), circunferência abdominal (p=0,01) CONCLUSÃO: Apesar da prevalência de distúrbio do sono na população estudada não ter sido elevada, a detecção dessa condição nessa faixa etária é muito importante, principalmente no sexo masculino, uma vez que foi verificada uma relação positiva com o IMC e a circunferência abdominal.
Descrição: MELO, P. Y. B. de. Relação da qualidade do sono com o estilo de vida e estado nutricional em adolescentes escolares. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10902
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Yévelin Barros de Melo.pdfPDF - Priscilla Yévelin Barros de Melo1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.