Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10903
Título: Consulta de Enfermagem: Desafios à sua implementação na atenção ao hipertenso e diabético
Autor(es): Silva, Clemilson Sousa
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Hipertensão arterial
Assistência em Enfermagem
Centro de saúde
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: A consulta de enfermagem (CE) é utilizada no atendimento ao usuário Hipertenso e Diabético, sendo uma ferramenta indispensável para a sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O objetivo desse estudo é descrever a CE no atendimento a pacientes hipertensos e diabéticos nos Centros de Saúde de Campina Grande/PB. Estudo de caráter descritivo, transversal, de abordagem quantitativa exploratória. Foi desenvolvido em 5 Centros de Saúde; com amostra de 10 enfermeiros. Foi utilizado um questionário dividido em cinco partes que contempla as etapas da SAE e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UEPB sob protocolo nº 38501514.0.0000.5187. Nos resultados observou-se prevalência do sexo feminino (90%), 50% da amostra possuem mais de dez anos de profissão e 80% possui pós-graduação em saúde pública. Na investigação todos afirmaram realizar exame físico para detectar fatores de riscos, 70% utilizam de protocolos como guia. Os registros são realizados por 90% deles. As dificuldades encontradas para realizar a CE abrangeram ausência de recursos, falta de tempo e ausência de treinamento. Na fase diagnóstica, 60% não conseguem classificá-la de acordo com as prioridades. Na fase de planejamento todos utilizam estratégias para estimular o autocuidado. Na etapa de implementação, 70% não desenvolvem grupos educativos, porém todos prescrevem exames e conseguem avaliar o pé diabético. Na fase da avaliação 70% dos enfermeiros conseguem mensurar os resultados; e 80% percebem a eficácia dos resultados. Conclui-se que é necessário um maior aprofundamento do tema para conscientizar os enfermeiros da importância da utilização da CE e não apenas para o Hiperdia, mas em toda a sua prática.
Descrição: SILVA, C. S. Consulta de Enfermagem: Desafios à sua implementação na atenção ao hipertenso e diabético. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10903
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clemilson Sousa Silva.pdfPDF - Clemilson Sousa Silva529.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.