Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10904
Título: Estado nutricional e hábitos alimentares de escolares de Campina Grande, Paraíba
Autor(es): Silva, Franciely Albuquerque
Palavras-chave: Nutrição
Hábitos alimentares
Criança
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Objetivo: Avaliar o estado nutricional e sua associação com os hábitos alimentares de crianças escolares que frequentam a rede pública de ensino do município de Campina Grande, Paraíba. Metodologia: Estudo transversal, realizado com 1081 crianças de 5 a 10 anos. Foi aplicado um questionário sobre as características e os hábitos alimentares dos escolares. O estado nutricional foi avaliado considerando os índices antropométricos estatura/idade (E/I) e Índice de Massa Corporal/idade (IMC/I). Resultados: Verificaram-se prevalências de déficit de estatura, sobrepeso e obesidade de 2,40%, 12,30% e 9,15%, respectivamente. O Escore-z de E/I apresentou-se com média inferior nas crianças que indicaram quase nunca tomar café da manhã quando comparadas com as crianças que faziam essa refeição todas ou a maioria das vezes, associação similar foi observada quando não era realizado o consumo da merenda escolar. Para o IMC/I, destacou-se que crianças que referiram nunca pular refeições apresentaram menor média de Escore-z do que as crianças que responderam pular refeições, resultado similar foi observado em relação ao hábito de tomar café da manhã em que menor média foi constatada entre as crianças com esse costume. Conclusões: O estado nutricional dos escolares apresenta-se com características da transição nutricional, marcada pelo aumento do sobrepeso/obesidade. Os hábitos alimentares e a alimentação escolar apresentam-se como fatores importantes no estado nutricional dos escolares.
Descrição: SILVA, F. A. Estado nutricional e hábitos alimentares de escolares de campina Grande, Paraíba. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10904
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciely Albuquerque Silva.pdfPDF - Franciely Albuquerque Silva1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.