Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10928
Título: A pesquisa com questionário: Um estudo de caso para avaliar a ocorrência da Síndrome de Burnout na equipe de Enfermagem do Hospital Geral de Serra Branca – PB
Autor(es): Ginuino, Izabel Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Despersonalização
Estatística
Questionário
Síndrome de Burnout
Data do documento: 2-Jun-2016
Resumo: O presente estudo apresenta uma proposta que tem como objetivo realizar uma pesquisa com questionários para verificar a ocorrência ou não da síndrome de Burnout, com profissionais da equipe de enfermagem do Hospital Geral de Serra Branca. Essa síndrome acomete principalmente profissionais da área de saúde, professores e policiais, por ser uma doença de resposta ao estresse, devido trabalharem em contato direto com pessoas, terem uma carga horária de trabalho aumentada, falta de autonomia nas tomadas de decisões do dia a dia, e em alguns casos específicos o não reconhecimento profissional. Esses são aspectos que fazem da enfermagem uma profissão de maior incidência de Burnout. De forma geral, pode-se dizer que a Síndrome de Burnout é um transtorno associado à exaustão emocional, despersonalização e a baixa realização profissional. Onde a exaustão profissional refere-se ao esgotamento físico e mental do indivíduo. A despersonalização demonstra um quadro de alterações de personalidade e a reduzida realização profissional evidencia a insatisfação com suas atividades deixando o profissional desmotivado. Com este objetivo foi construído um questionário estruturado e aplicado junto a um formulário do Maslach Burnout Inventory (MBI), versão adaptada e validada ao português (TAMAYO,1997), instrumento utilizado para avaliação da síndrome. A equipe é composta de 33 profissionais, sendo que 27 responderam o questionário. Por fim, foi feita uma análise exploratória dos dados, que foram apresentados a partir de gráficos, tabelas e medidas resumo.
Descrição: GINUINO, I. C. de O. A pesquisa com questionário: Um estudo de caso para avaliar a ocorrência da Síndrome de Burnout na equipe de Enfermagem do Hospital Geral de Serra Branca – PB. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10928
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina de Oliveira Ginuíno.pdfPDF - Izabel Cristina de Oliveira Ginuíno694.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.